CCBB realiza 1ª mostra itinerante do Festival de Gramado

Serão exibidos os cinco vencedores dos Kikitos de Melhor Filme das edições do festival de 2018 a 2022: “Noites Alienígenas”, “Carro Rei”, “King Kong em Asunción”, “Pacarrete” e “Ferrugem”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/CCBBRJ

Pela primeira vez, o mais tradicional festival de cinema do país ganhará uma mostra itinerante, realizada em parceria com o Banco do Brasil. A Mostra 51º Festival de Cinema de Gramado será realizada nos Centros Culturais Banco do Brasil, incluindo o do Rio de Janeiro, de 13 a 17 de setembro. Serão exibidos os cinco vencedores dos Kikitos de Melhor Filme das edições do festival de 2018 a 2022: “Noites Alienígenas”, “Carro Rei”, “King Kong em Asunción”, “Pacarrete” e “Ferrugem”.

A programação é toda gratuita, com retirada dos ingressos na bilheteria ou pelo site. Os ingressos ficarão disponíveis no dia de cada sessão a partir das 9h.

O drama acreano “Noites Alienígenas”, de Sérgio de Carvalho, foi o grande vencedor do 50º Festival de Cinema de Gramado. O diretor adaptou seu livro homônimo para o cinema no filme que retrata as relações humanas na periferia da Amazônia urbana e as fronteiras entre cidade e floresta. A produção conquistou quatro prêmios na edição de 2022 do festival: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Ator Coadjuvante. 

Também está na lista o longa-metragem de Renata Pinheiro “Carro Rei”, filmado em Caruaru (PE), que fez sua estreia mundial no Festival de Roterdã e foi exibido em mais de 30 festivais nacionais e internacionais. O filme venceu a 49º edição do Festival de Gramado em 2021, levando quatro prêmios: Melhor Filme, Melhor Trilha Musical, Melhor Direção de Arte e Melhor Desenho de Som. Estrelado por Matheus Nachtergaele, o longa apresenta uma realidade distópica com referências de ficção científica e debate sobre o momento recente do Brasil.

Advertisement

Outro filme pernambucano integra a mostra, “King Kong en Asunción”, de Camilo Cavalcante, vencedor do maior prêmio em 2020. A produção passou por três países e conta a história de um matador de aluguel que comete seu último assassinato e, depois de meses isolado, decide ir atrás da filha que nunca conheceu. O longa conquistou quatro Kikitos na 48ª edição do festival: Melhor Filme, Melhor Ator, Melhor Trilha Musical e Melhor Filme pelo Júri Popular. 

Protagonizado por Marcélia Cartaxo, a produção cearense “Pacarrete”, de Allan Deberton, foi a grande vencedora da 47ª edição do Festival de Gramado em 2019. O longa levou para casa oito Kikitos: Melhor Filme, Melhor Atriz, Melhor Filme do Júri Oficial, Melhor Filme pelo Júri Popular, Melhor Direção, Melhor Roteiro, Melhor Ator, Melhor Atriz Coadjuvante e Melhor Desenho de Som. O filme acompanha a história de uma bailarina de Russas, artista incompreendida que acredita ter encontrado a chance de voltar aos palcos na festa de aniversário de sua cidade natal.

O quinto filme da mostra é a produção curitibana “Ferrugem”, de Aly Muritiba, vencedora dos prêmios de Melhor Filme, Melhor Roteiro e Melhor Desenho de Som no 46º Festival de Cinema de Gramado em 2018. O longa conta a história de uma adolescente que tem imagens íntimas vazadas na internet.

  • Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro
  • Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro/RJ
  • Contato: (21) 3808-2020 e ccbbrio@bb.com.br
  • 13/set 18h Ferrugem
  • 14/set 18h Noites Alienígenas
  • 15/set 17h Carro Rei
  • 16/set 17h Pacarrete
  • 17/set 17h King Kong em Asunción

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp CCBB realiza 1ª mostra itinerante do Festival de Gramado
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 CCBB realiza 1ª mostra itinerante do Festival de Gramado
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui