CCBB recebe exposição de Jabim Nunes sobre moradias populares no RJ

Mostra terá abertura no dia 18/9 e ficará em cartaz até 28/10, na Loja Mão Brasileira, localizada no térreo do Centro Cultural. A entrada é franca

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Jabim e suas obras / Flávio Salgado

No dia 18, quarta-feira, a na Loja Mão Brasileira do Centro Cultural Banco do Brasil inaugura a exposição “Complexo-Rio”, do artista visual Jabim Nunes. A exposição marca os dois anos de existência do espaço e tem curadoria do artista Osvaldo Carvalho e organização de Luiz Fernando Pontes, idealizador e gestor da Mão Brasileira. A entrada é franca.

A mostra, que fica em cartaz até 28 de outubro, é uma instalação que simboliza “a perseverança, o desafio e o trabalho árduo das pessoas na construção de suas casas com as próprias mãos, uma representação da realidade”, segundo Jabim.

O artista explica que a reprodução das casas miniaturizadas são uma homenagem à arquitetura resiliente das favelas cariocas, onde as populações anseiam por moradias dignas.

“As casas em miniaturas propõem reflexão e homenagem à luta coletiva pelo direito de moradia digna, na construção social de um futuro melhor. São moradias de traços simples e autênticos que rendem tributo à arquitetura resiliente dos morros cariocas e de tantos outros centros urbanos brasileiros”, explicam Jabim e Osvaldo Carvalho sobre a exposição que esteve em cartaz recentemente no Centro Cultural Correios.

Outro ponto destacado por ambos no que diz respeito às construção é a simplicidade dos materiais usados pela população que, longe de desvalorizá-las, acentua a criatividade do brasileiro na sua busca por uma vida mais digna.

“A simplicidade dos materiais e a beleza da composição reforçam a conexão com a realidade das periferias, os convívios coletivos e memórias que se configuram numa obra singular e poderosa que transcende os limites estéticos para se tornar um manifesto sustentável, através da madeira, da memória e da arte”, acrescentam o artista e o curador da exposição.

A Loja Mão Brasileira conta em seu acervo com trabalhos de artistas, como: J. Borges, Dona Izabel, Gilvan Samico, Mestre Vitalino e Poteiro, entre outros.

No local, os visitantes encontram livraria, espaço lúdico, design contemporâneo, joias, livros, brinquedos populares e pedagógicos

A Mão Brasileira funciona todos os dias (exceto terça-feira), das 9h às 21h; e domingo, das 9h às 20h.

SERVIÇO:

O quê: exposição “Complexo-Rio”

Quando: abertura dia 18/9, das 17 às 20h; visitação até 28/10

Dias e horários: todos os dias (exceto terça-feira): 2ª, 4ª, 5ª, 6ª e sábado, das 9h às 21h; domingo, das 9h às 20h.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp CCBB recebe exposição de Jabim Nunes sobre moradias populares no RJ
lapa dos mercadores 2024 CCBB recebe exposição de Jabim Nunes sobre moradias populares no RJ

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui