CCBB Rio completa 34 anos; programa CCBB Educativo Rio-Lugares de Culturas oferece programação especial

Programação conta com atividades como Visita Teatralizada; Livro Vivo; Paisagem sonora – Sons peruanos; entre outras

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/CCBBRJ

No próximo dia 12 de outubro, quinta-feira, Dia das Crianças e aniversário de 34 anos do Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, o CCBB Educativo- Lugares de Culturas oferece uma programação especial, com atividades como Visita Teatralizada; Livro Vivo; Paisagem sonora – Sons peruanos; Hora do Conto – A genialidade de Hermes; Memórias do Futuro e Escavação enigmática. O Programa CCBB Educativo – Lugares de Cultura é um projeto patrocinado pelo Banco do Brasil.

A estreia da Visita Teatralizada acontecerá às 11h, com apresentações também às 13h e 16h. A atividade levará o público a conhecer as instalações do prédio inaugurado no centro da cidade em 1906, como sede da Associação Comercial do Rio de Janeiro. Os atores estarão vestidos com figurinos de época para contar a história. Os detalhes artísticos e arquitetônicos da construção serão apresentados aos visitantes, que percorrerão o prédio adquirido pelo Banco do Brasil para ser sua sede na década de 1920. Em 1960 o edifício passou a ser a Agência Centro e, posteriormente, a Agência Primeiro de Março. A visita contará com intérprete de Libras e ocorrerá toda sexta, às 13h.

A viagem no tempo continua com a Hora do Conto – A genialidade de Hermes, às 14h e às 17h, atividade que aborda a história de Hermes, um deus da mitologia grega considerado o patrono dos transportes, das mensagens, dos mercadores e do comércio.

Advertisement

No Memórias do Futuro, das 10h às 18h, o visitante é convidado a criar um objeto capaz de o representar. Algo que possa falar sobre ele, mesmo em um futuro distante. Todos os objetos feitos pelos participantes serão catalogados e irão passar por uma curadoria semanal, feita pelos próprios visitantes do CCBB e serão expostos em uma vitrine no térreo, junto à atividade.

Já a atividade Escavação enigmática, que acontecerá no térreo das 10h às 18h, desperta o instinto de investigação. Em caixas de areia estarão enterradas palavras e imagens que, ao serem encontradas, irão compor uma mensagem a ser decifrada. A ideia é buscar as pistas e descobrir os segredos que elas escondem.

Tendo a exposição “Tesouros Ancestrais do Peru” como inspiração, acontece a atividade Livro Vivo, às 10h, que mostra como é possível ler uma imagem. Por meio de livros de tecidos peruanos, confeccionados pela Manos Que Cuentan, são apresentadas histórias da cultura peruana a partir de texturas e cores. Já a atividade Paisagem sonora – Sons andinos, das 10h às 18h, explora as riquezas culturais do Peru através de paisagens sonoras.

Programação regular

Na programação regular, outra estreia desse mês de outubro é o Campos de Arte/ Mobiliário Evandro Teixeira, no Térreo do CCBB Rio. Em um mobiliário interativo, os visitantes têm acesso a uma instalação que procura reproduzir de forma sonora os elementos presentes nas fotografias de Evandro Teixeira. A ação é inspirada na exposição “Evandro Teixeira. Chile 1973”, que permanece em cartaz no CCBB Rio, com imagens feitas no período do golpe militar no Chile, em 1973. A ideia é fazer com que as pessoas experimentem uma imersão auditiva e construam paisagens, de forma criativa, através do som

Já a visitação à exposição “Evandro Teixeira. Chile 1973”, segue em todos os dias da semana (exceto às terças-feiras). Outra visita mediada, a Patrimônio: Caminhos da Memória, apresenta o passado através da arquitetura e conta as histórias do prédio do CCBB Rio. Ainda no campo da investigação, a atividade Pequenos Exploradores mostra a história do CCBB às famílias de um modo diferente. A viagem começa no quinto andar, onde os participantes buscam na biblioteca uma pista que permite acessarem orientações para outras etapas sucessivas, envolvendo bilhetes, baús e mapas, numa verdadeira caça aos segredos da história.

O Livro Vivo, que permite a criação coletiva de um livro a partir de palavras e imagens dispostas num cubo, é outra das atividades. A ideia é brincar com a tridimensionalidade do livro e com as possibilidades de diferentes leituras. Nos sábados, dias 07 e 21 de outubro, acontece a Hora do Conto – Patrimônio Histórias de Memórias, quando histórias da cultura popular e da literatura universal são apresentadas por educadores, por vezes acompanhados de instrumentos musicais e bonecos. A proposta é viver experiências a partir da ficção, já que as histórias são capazes de nos levar para lugares distantes, para conhecer outras culturas e visões de mundo.

Serviço

Local: Centro Cultural Banco do Brasil – 1º andar
Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro – Rio de Janeiro (RJ)
Telefone: (21) 3808-2070
E-mail: agendamento.rj@programaccbbeducativo.com.br  
Ingresso: Entrada franca 
Classificação indicativa: Livre
Mais informações em bb.com.br/cultura 

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp CCBB Rio completa 34 anos; programa CCBB Educativo Rio-Lugares de Culturas oferece programação especial
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 CCBB Rio completa 34 anos; programa CCBB Educativo Rio-Lugares de Culturas oferece programação especial
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui