O Rio de Janeiro tem um dos museus, entre os 100 mais visitados do mundo, segundo a publicação The Art Newspaper, que realiza uma pesquisa anual sobre o assunto. O belo Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) figura na 34ª posição, com 1.364.208 visitantes, no ano de 2022.
A devastação produzida pela pandemia, especialmente na área cultural, foi considerada pela The Art Newspaper, uma vez que muitos espaços culturais e museus ficaram praticamente desertos durante o sombrio período. Infelizmente, instituições famosas de Londres e Nova Iorque ainda não recuperaram o público de anos anteriores ao período pandêmico, embora o afluxo tenha melhorado bastante. No comparativo a essas instituições, o CCBB registrou um aumento de público de 471%, em relação a 2021.
Em primeiro lugar na preferência de turistas e admiradores das artes está o Louvre, em Paris. O Museu do Vaticano, em Roma, ficou em segundo lugar; seguido pelo Museu Britânico. Com um espaço diverso e uma programação variada, o CCBB ficou à frente de instituições, como o Van Gaugh Museum e o Guggemheim, de Bilbao.
Com um projeto arquitetônico belíssimo, assim como a sua claraboia, o CCBB conta com salas de cinema, teatro, lojas e cafés deliciosos, entre outros espaços, além da magnífica ambiência da Praça XV. O CCBB fica na Rua Primeiro de Março, nº 66, no Centro. A instituição funciona às segundas das 9h às 21h; às terças é fechado; de quarta a sábado funcionada das 9h às 21h, e domingo das 9h às 20h. A entrada gratuita.
Para conferir a lista completa, acesse o link.
As informações são do site Rio de Janeiro Secreto.