CCR encerra operação das barcas em fevereiro; transição para nova controladora segue indefinida

A Setram ainda não assinou o contrato com a nova controladora, impossibilitando o início da transição

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Com a proximidade do fim da operação da CCR Barcas, o transporte de barcas do Rio enfrenta um cenário de incertezas. A concessionária informou que encerrará seus serviços em 11 de fevereiro de 2025, mas a transição para a nova operadora, BK Consultoria, segue indefinida — a empresa venceu a licitação com um lance de R$ 1,9 bilhão e operaria o serviço por cinco anos. As informações são do portal Tempo Real.

A Secretaria de Transporte e Mobilidade Urbana (Setram) ainda não assinou o contrato com a nova controladora, impossibilitando o início da transição. A empresa responsável pela operação das linhas Praça XV-Arariboia, Charitas, Paquetá, Cocotá e Ilha GrandeMangaratiba-Angra dos Reis aguarda a homologação do processo licitatório. Atualmente, as rotas transportam mais de 40 mil pessoas diariamente.

Risco de interrupção preocupa usuários

Embora a Setram afirme que os serviços não serão interrompidos, não há detalhes sobre como a operação será mantida sem um acordo firmado. A Agência Reguladora de Serviços Públicos de Transportes (Agetransp), responsável pela fiscalização, declarou que o novo modelo de contrato não está sob sua jurisdição.

A CCR, que não demonstrou interesse em renovar a concessão, permaneceu operando por meio de um contrato emergencial firmado após disputas judiciais. O acordo, que previa o pagamento de quase R$ 600 milhões à concessionária por dívidas acumuladas, garantiu a continuidade dos serviços até fevereiro de 2025.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp CCR encerra operação das barcas em fevereiro; transição para nova controladora segue indefinida