CEDAE fará manutenção anual do Sistema Guandu na quinta-feira

Esta manutenção preventiva para o verão, está programada para ocorrer das 4h de quinta-feira (30/11) até as 4h de sexta-feira (01/12)

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
ETA Rio Guandu - Foto: Brenno Carvalho/Agência O Globo

A CEDAE anuncia um cronograma de manutenção preventiva no Sistema Guandu, programado para ocorrer das 4h de quinta-feira (30/11) até as 4h de sexta-feira (01/12), como parte da preparação para o verão. Este sistema, composto pela Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu e dois subsistemas de água tratada, Marapicu e Lameirão, é crucial para abastecer mais de 10 milhões de habitantes no município do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense.

Para garantir a eficiência operacional, mais de 500 profissionais, incluindo engenheiros, eletricistas, mecânicos e agentes de saneamento, estarão envolvidos na realização de inspeções e ajustes. O foco está na instalação de equipamentos, correções gerais, ajustes eletromecânicos, revisão de componentes e limpeza das estruturas inacessíveis durante a operação rotineira.

Daniel Okumura, o Diretor de Saneamento e Grande Operação da CEDAE, explicou a estratégia de manutenção próxima ao verão: “Quanto mais próximo do verão fizermos a paralisação, mais garantia teremos de passar pelo período mais quente do ano com a estação performando sem intercorrências, ou seja, produzindo em sua capacidade total. Caso fizéssemos esta paralisação no inverno, teria uma janela de seis meses para surgir um problema na estação. E se fosse necessário parar a estação para corrigi-lo só conseguiríamos fazer depois do verão e a operação ficaria comprometida, podendo causar redução na produção de água logo no período em que há maior demanda”

Desligamento e Normalização do Abastecimento

Advertisement

Em meio ao serviço, a produção de água vai ficar interrompida, afetando o abastecimento para os municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados. A operação do sistema será retomada de forma gradativa logo após a conclusão da manutenção.

A CEDAE recomenda à população que economize água para o período, adiando tarefas não essenciais. E a distribuição de água nas localidades atendidas é de responsabilidade das concessionárias Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento, de acordo com as respectivas áreas de atuação.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp CEDAE fará manutenção anual do Sistema Guandu na quinta-feira
Advertisement

1 COMENTÁRIO

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui