A Cedae vai paralisar o Sistema Guandu nesta terça-feira (26/11), da 0h às 22h, para a manutenção preventiva anual. O objetivo é preparar as estruturas para os meses mais quentes do ano, quando o consumo de água aumenta e o sistema opera em sua capacidade máxima, sobretudo no verão. O desligamento do sistema seria iniciado às 4h de 26 de novembro, mas foi antecipado a pedido das concessionárias responsáveis pela distribuição de água na cidade do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense, para a execução de serviços em seus sistemas durante este período.
Durante a intervenção, serão realizadas inspeções e correções, como a instalação de novos equipamentos, reparos diversos, ajustes eletromecânicos, revisão de peças e limpeza das estruturas que não podem ser acessadas durante a operação normal. Por isso, será preciso suspender a produção de água para os municípios do Rio de Janeiro, Duque de Caxias, São João de Meriti, Nova Iguaçu, Mesquita, Nilópolis, Belford Roxo e Queimados. A operação será retomada de forma gradativa assim que a manutenção for concluída.
Composto pela Estação de Tratamento de Água (ETA) do Guandu e a Elevatória do Lameirão, o Sistema Guandu é responsável pelo abastecimento de mais de 10 milhões de pessoas no município do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense. A manutenção vai envolver mais de 500 profissionais, incluindo engenheiros, eletricistas, mecânicos e agentes de saneamento.
A Cedae orienta a população a armazenar água para o período, adiando tarefas não essenciais que demandem grande consumo. A distribuição de água nas localidades atendidas é de responsabilidade das concessionárias Águas do Rio, Iguá e Rio+Saneamento, de acordo com as respectivas áreas de atuação.
Este ano, a manutenção incluirá também obras de modernização do sistema, como a instalação de válvulas dos macromedidores, equipamentos capazes de realizar a medição de grandes vazões de água, possibilitando maior controle de perdas.
Tem que privatizar isso para ver se melhora!
No comentário anterior, 2x só se foi aí onde vc mora, porque aqui Ruo capital já é a 4x esse ano que interrompem o abastecimento e a qualidade da água continua péssima, com cheiro horrível de cloro.
Esses incompetentes fizeram 2 manutenções esse ano.
Algo está errado.