Cedae inicia projeto que vai usar Inteligência Artificial para monitorar qualidade da água

Iniciativa inédita no país, o projeto, chamado IAguas deve ser concluído em 24 meses

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

A Cedae vai colocar a Inteligência Artificial (IA) a serviço da identificação e prevenção de eventos que possam representar algum risco para o tratamento da água que abastece o Rio de Janeiro. Em uma iniciativa inédita no país, o projeto, chamado IAguas, também é o primeiro da modalidade a receber recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), órgão de fomento ligado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação.

A Finep vai destinar cerca de R$ 2 milhões para as startups VM9 e NOAH Smart City, que venceram o tema “Cidades Inteligentes e Turismo 4.0” do Programa Finep Startups com a proposta de criar um modelo de Inteligência Artificial voltado para o monitoramento da qualidade da água e serviços de tratamento. A Cedae vai investir outros R$ 300 mil.

Na última quinta-feira (11/01), a equipe do IAguas, formada por representantes das startups, da Cedae e da Universidade Federal Fluminense (UFF), reuniu-se pela primeira vez. Depois do encontro, que aconteceu no centro de inovação socioambiental da Companhia, eles fizeram uma visita técnica ao manancial de captação de água e à Estação de Tratamento do Guandu, onde o projeto será aplicado.

Os técnicos vão criar um modelo computacional com foco na identificação de anormalidades em mananciais e emissão de alertas prévios.

Advertisement

Leia também

Vídeo: Raio atinge Cristo Redentor durante registro de visitante

Empresa é condenada pela Justiça por desabamento de edifício na Cinelândia em 2012

“Isso vai facilitar a tomada de decisões antecipadas que contribuam para aumentar a segurança hídrica e a sustentabilidade econômica, alinhada aos princípios ESG (sigla em inglês para ambiental, social e governança) que norteiam as ações da Companhia“, explica Aguinaldo Ballon, presidente da Cedae. A previsão é que o projeto seja concluído em 24 meses.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cedae inicia projeto que vai usar Inteligência Artificial para monitorar qualidade da água

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui