A Cedae realizará a manutenção anual do Sistema Imunana-Laranjal das 4h de quinta-feira (31/10) até as 4h de sexta-feira (1/11). A operação envolve a interrupção temporária da captação de água bruta e da produção na Estação de Tratamento de Água (ETA) Laranjal, que abastece aproximadamente 2 milhões de pessoas nos municípios de São Gonçalo, Niterói, Itaboraí (fornecimento de água bruta), Maricá (distritos de Inoã e Itaipuaçu) e Ilha de Paquetá, no Rio de Janeiro.
Objetivo da manutenção
A ação mobilizará mais de 200 profissionais da Cedae, que realizarão mais de 40 serviços, incluindo:
- Instalação de equipamentos
- Reparos gerais
- Ajustes eletromecânicos
- Revisão de componentes
- Limpeza das estruturas
O objetivo é assegurar que o sistema opere com a máxima eficiência, especialmente durante o verão, período de maior demanda. “É durante a manutenção anual que os técnicos fazem as inspeções e correções para garantir que o sistema opere com máxima eficiência, prevenindo paradas não programadas,” explica Daniel Okumura, diretor de Saneamento e Grande Operação da Cedae.
Recomendações à população
A Cedae recomenda que os moradores das áreas afetadas reservem água antecipadamente e adiem tarefas que exijam grande consumo durante o período de manutenção. Após a conclusão dos serviços, a operação do sistema será retomada gradualmente.
A distribuição de água nas áreas atendidas é de responsabilidade das concessionárias Águas do Rio e Águas de Niterói, conforme suas respectivas regiões de atuação.