Na noite da última terça-feira (26), o Cristo Redentor, principal cartão-postal do Rio de Janeiro e uma das 7 Maravilhas do Mundo, foi iluminado com as cores da bandeira portuguesa.
Trata-se de uma ação da TAP Air Portugal em meio Dia Mundial do Turismo, que acontece nesta quarta (27), para celebrar uma iniciativa da companhia aérea que visa conectar brasileiros à Europa.
E a escolha pelo Cristo Redentor para receber o lançamento do ”Conexão TAP” tem explicação. O Rio foi a primeira cidade brasileira para onde a empresa voou, em 1961, com a viagem sendo batizada de ”Voo da Amizade”.
”Até o dia 25/09, a TAP transportou, em 2023, mais de 1,4 milhão de passageiros nas rotas do Brasil, um aumento de 25% em relação ao mesmo período no ano passado. Só do Rio de Janeiro, do Aeroporto do Galeão, foram mais quase 245 mil, um aumento de 19%”, explicou Carlos Antunes, diretor da TAP nas Américas, antes de complementar.
”Vamos continuar a investir na nossa aposta em servir os passageiros brasileiros. Atualmente, a TAP oferece 80 voos semanais, com saídas de 11 capitais, e acabamos de anunciar o reforço de voos em 2024, onde vamos atingir um recorde: serão 91 voos por semana, uma média de 13 por dia, reafirmando a TAP como a mais importante companhia aérea internacional a ligar o Brasil à Europa, a companhia europeia mais brasileira, e queremos continuar a ser cada vez mais”, concluiu o executivo.
Atualmente, além do Rio, a TAP possui voos diretos para Lisboa, capital portuguesa, saindo de Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Fortaleza (CE), Natal (RN), Maceió (AL), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Salvador (BA) e São Paulo (SP).
Paralelamente, há voos do Rio de Janeiro e São Paulo para o Porto, considerada a segunda principal cidade lusitana.
Vale ressaltar que a iluminação do Cristo Redentor com as cores da bandeira de Portugal foi realizado pelo Santuário Arquidiocesano, que administra o monumento.