Na noite da última terça-feira (10/12), a Prefeitura do Rio promoveu a inauguração da iluminação de Natal de pontos turísticos, espaços públicos e edifícios históricos da cidade.
O ”Rio 2020, Natal de Luz” é uma prévia do calendário oficial do ano que vem, quando a cidade será a 1ª Capital Mundial da Arquitetura e sede do 27° Congresso Mundial de Arquitetos. O acendimento simultâneo ocorreu às 18h30 e se repetirá todas as noites até o Dia de Reis (06/01).
”Que possamos, ao olhar estes monumentos iluminados, lembrar o verdadeiro sentido do Natal e renascermos para um 2020 completamente abençoado, renovado e próspero”, afirmou a primeira-dama do Rio de Janeiro, Sylvia Jane Crivella, durante a cerimônia de lançamento da iluminação especial, no Palácio da Cidade, em Botafogo, na Zona Sul.
Os locais que receberam a iluminação de Natal foram:
- Cristo Redentor
- Pão de Açúcar
- Murada do Forte de Copacabana
- Monumento Estácio de Sá
- Passarelas do Aterro do Flamengo
- Arcos da Lapa
- Câmara dos Vereadores
- Igreja da Penha
- Cidade das Artes
- Museu de Arte Moderna
- Palacete da Princesa Isabel
- Palácio da Cidade
- Centro Administrativo São Sebastião
- Sede da Prefeitura do Rio
Nos próximos dias, o Museu do Amanhã e o Museu de Arte do Rio (MAR) também deverão receber a iluminação especial. A cor escolhida é o amarelo, que simboliza o sol, o verão, a prosperidade e a felicidade.
”Essa titulação é motivo de orgulho para todos os brasileiros. Uma oportunidade de discutir o futuro e também de mostrar nossas belezas para o mundo”, afirmou o secretário municipal de Turismo, Paulo Jobim.
A iluminação especial de Natal foi feita sem gastos para a Prefeitura, uma vez que contou com equipamentos já existentes. Além disso, outros espaços como o Pão de Açúcar e o Cristo Redentor aderiram ao programa sem custos extras. Existe a possibilidade de que eventuais novos parceiros se unam ao ”Natal de Luz” nos próximos dias.
”Essa é uma oportunidade única para o Rio de Janeiro, para o Brasil e para o mundo. Nossos objetivos são muitos, como trazer eventos culturais para a população, fomentar o turismo na cidade e discutir a agenda de sustentabilidade da ONU. Nosso principal legado, no entanto, é contribuir com a educação urbana para as próximas gerações”, disse a diretora executiva do Comitê Rio 2020, Valéria Hazan.
O ”Natal de Luz” alia as comemorações do Natal aos preparativos para o calendário Rio 2020. Momentos importantes ao longo do ano, como o Carnaval e o Réveillon, também vão celebrar o título. Diversos outros eventos marcarão as comemorações. Será um ano inteiro de atividades, entre elas o 27º Congresso Mundial de Arquitetos, que deve reunir cerca de 20 mil profissionais de todo o mundo no mês de julho.
”O Rio de Janeiro, esta cidade de enormes contrastes, espelha as grandes questões brasileiras e as questões de cidades do mundo todo. Se conseguirmos refletir sobre isso e elaborar propostas para vencer os desafios, estaremos contribuindo para um mundo melhor. Essa é uma pretensão gigantesca, mas que pode ter sentido, se contarmos com a participação de todos”, afirmou o presidente do Comitê Executivo do Congresso, Sérgio Magalhães.