Começa nesta quinta-feira 16/05, no Salão Leopoldo Miguéz, da escola de música da UFRJ, às 19 horas a temporada anual da Orquestra Sinfônica da Universidade Federal do Rio de Janeiro (OSUFRJ). O concerto é gratuito e marca o início das celebrações do seu centenário que acontece em setembro.
Tendo como regente André Cardoso, os alunos e técnicos da universidade apresentarão obras de grandes nomes do romantismo do século XIX. Além de um solo de flauta apresentado pelo aluno João Marcos Moreira.
Apesar de trazer composições de músicos europeus em sua apresentação, a orquestra também confecciona partituras, executa e grava obras novas ou antigas, fortalecendo assim a memória musical brasileira. Nesses 100 anos, mais de 200 obras brasileiras já foram apresentadas pelo conjunto em suas estreias mundiais.
A OSUFRJ é considerada a Orquestra mais antiga fundada no Rio de Janeiro, sua equipe atual é formada por 47 músicos técnico-administrativos em educação agrega e estudantes da graduação e pós-graduação em Instrumentos, Composição e Regência. Além do caráter educacional, as apresentações da orquestra fazem parte da extensão universitária, é uma maneira de devolver a sociedade o que é aprendido na UFRJ.