O outono tem registrado temperaturas amenas, por enquanto. Mas a expectativa é de que o frio chegue nos próximos dias. Infelizmente, inúmeros moradores de rua não têm acesso a roupas de frio. Diante de tal situação, o Crematório e Cemitério da Penitência inicia, a partir desta quarta-feira (12), a campanha “Ressignifique o seu Amor”, ação é voltada para a arrecadação de roupas e calçados para os sem-teto do Rio de Janeiro. Os itens doados, que devem estar em bom estado, serão encaminhados ao projeto “Missão Amor Que Cura”, que auxilia comunidades carentes. A arrecadação vai até o final de maio. Os interessados devem comparecer à administração do cemitério, na Rua Monsenhor Gomes, nº 307, no Caju, Zona Portuária da cidade.
Ainda nesta quarta-feira, às 10h, acontecerá mais um encontro, também no cemitério da Penitência, do projeto “A Vida Não Para”, voltado para pessoas com dificuldades de lidar com a perda de entes queridos. O projeto, que existe há cinco anos, é apadrinhado pela atriz Cissa Guimarães e pelo treinador de futebol, Abel Braga. Ambos perderem filhos de formas traumáticas, em 2010 e 2017, respectivamente.
Com coordenação da assistente social, Márcia Torres, o projeto aborda temas, como o luto e a destinação dos pertences dos falecidos. “Esclarecer as pessoas enlutadas traz conforto e apoio e, dessa forma, elas passam por esse processo com menos sofrimento”, disse a assistente social, complementando que as famílias têm seus próprio tempos e caminhos para se desfazerem dos objetos dos entes queridos e iniciar uma nova etapa de vida. “O processo de desapego é bem difícil e o momento adequado para ele acontecer vai depender de como cada pessoa vai reagir à perda”, esclareceu. Vale lembrar que os itens em questão podem ajudar a outras pessoas.