Cemitério São João Batista recebe passeio turístico em homenagem ao Dia dos Finados

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O próximo sábado, 02 de novembro, é marcado por ser o Dia de Finados, um dos feriados nacionais. Em celebração à data, acontecerá no domingo (03/11) a próxima edição do Projeto Turista Cidadão, que será realizado, a partir das 08h30, no Cemitério São João Batista, localizado em Botafogo, Zona Sul do Rio. Personalidades como Santos Dumont, Tom Jobim, Carmem Miranda, Clara Nunes, Cazuza, João do Rio, Benjamin Constant, Ary Barroso e Dorival Caymmi, entre outros, serão homenageados.

Talvez não seja de conhecimento popular, mas alguns cemitérios são visitados como ‘museus a céu aberto’, onde pode-se adquirir conhecimento e arte como em poucos lugares de uma cidade. O passei é conhecido como ”Turismo Cemiterial”.

O Projeto Turista Cidadão realiza walking tours por bairros do Rio que são conhecidos pela experiência de ‘viagem no tempo’ através de um aplicativo digital com fotos e ilustrações do Rio Antigo, que realçam as mudanças urbanas e resgatam a memória social dos bairros.

Segundo o guia de turismo Kadu Guimarães, idealizador e coordenador do Projeto Turista Cidadão e do curso de Turismo da Estácio, este passeio será uma oportunidade única dos cariocas deixarem de lado alguns tabus e preconceitos sobre cemitérios e embarcarem nessa jornada de resgate da memória e da cultura brasileira, onde a morte vai tornar-se um grande espetáculo de vida.

Advertisement

”Pouca gente sabe, mas por conta da riqueza de seu acervo arquitetônico e artístico, o São João Batista é considerado um dos cemitérios mais emblemáticos do mundo, já sendo incluído em vários roteiros turísticos do Rio e visitado anualmente por centenas de viajantes estrangeiros e brasileiros”, comenta Kadu.

Monumento Piloto Cemitério São João Batista recebe passeio turístico em homenagem ao Dia dos Finados
Túmulo de Santos Dumont – Foto: Divulgação

Durante a ‘viagem’, os participantes vão conhecer algumas das mais belas esculturas e projetos arquitetônicos do Rio de Janeiro, mas a proposta é buscar o significado por trás dessas obras, como reforça Kadu.

”Nossa pesquisa para a criação desse tour buscou as estórias de amor, de tristeza, de coragem, de luta, de nobreza, de arrependimento, de generosidade, de gratidão, de humanidade que buscaram se imortalizar através desses jazigos, monumentos e mausoléus de rara beleza”, finaliza.

SERVIÇO

Projeto Turista Cidadão – Edição de Dia dos Finados

  • Data: 03 de novembro (domingo)
  • Horário: 08h30
  • Local: Cemitério São João Batista
  • Endereço: Rua General Polidoro, 222 – Botafogo – Rio de Janeiro/RJ
  • Entrada: Gratuita, aceitando-se doação de alimentos não-perecíveis
  • Inscrições

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Cemitério São João Batista recebe passeio turístico em homenagem ao Dia dos Finados
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui