Censo 2022: Cidade do Rio tem mais habitantes negros do que brancos, segundo dados do IBGE

A população negra da cidade do Rio de Janeiro corresponde a 54,3%, enquanto a população branca representa 45,4%, de acordo com os dados recém divulgados

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem apenas ilustrativa - Pessoas andam pelo centro do Rio de Janeiro | Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

Os recentes dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelaram que mais da metade da população do Rio de Janeiro é composta por pessoas negras, considerando pretos e pardos, um total de 54,3%. Estas informações foram compiladas pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE), a partir do Censo de 2022. O estudo evidencia uma mudança significativa em relação ao último Censo de 2010, quando a população branca era majoritária no Rio.

Já a população branca na cidade representa 45,4% indicando que a cidade do Rio de Janeiro conta com aproximadamente 3,4 milhões de pessoas negras e 2,8 milhões de pessoas brancas. A comparação com o Censo de 2010 revela uma diminuição de 5,8 pontos percentuais na população branca ao longo do período, o equivalente a uma redução de 413,2 mil pessoas. Em contrapartida, houve um aumento de 6,3 pontos percentuais na população negra, totalizando um acréscimo de 341 mil pessoas.

E desse total de 3,4 milhões de pessoas nergras cariocas, 71,3% são pardos, cerca de 2,4 milhões, enquanto 28,7% são pretos, aproximadamente 1 milhão. Em comparação com o Censo de 2010, registrou-se um aumento de 244,2 mil pessoas pretas e 96,8 mil pessoas pardas.

Percentual de Negros no Brasil é Ligeiramente Maior que no Rio

Advertisement

Em comparação com o cenário nacional, a população negra da cidade do Rio de Janeiro, somando pretos e pardos, é levemente menor, representando 55,5%. Mas ao analisar isoladamente pretos e pardos, a população preta carioca supera a média nacional, com 15,6% e 10,2%, respectivamente. Já no caso dos pardos, a proporção é menor no Rio (38,7%) do que no Brasil (45,3%). A população branca da cidade é 2,0 pontos percentuais maior do que a média nacional, com 45,4% e 43,5%, respectivamente.

Rio tem 1,5 Milhões de Pessoas Negras no Mercado de Trabalho

Os dados do 3º trimestre de 2023 indicam que a cidade do Rio de Janeiro tinha 3,3 milhões de pessoas ocupadas, sendo 46,4% delas negras, representando um total de 1,5 milhão. E desse total 849,3 mil eram empregados formais, outros 254,5 mil eram empregados informais e 442,1 mil eram empregados e trabalhadores por conta própria. Esses números destacam a presença expressiva da população negra no cenário ocupacional carioca.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Censo 2022: Cidade do Rio tem mais habitantes negros do que brancos, segundo dados do IBGE
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. E tem reclamação de “movimentos sociais” que a população carcerária é de maioria negra… óbvio! Se maior parte da população é negra, como seria diferente?

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui