Centenário, Colégio São Paulo vai encerrar as atividades em 2025

Em 2022, o tradicional colégio de Ipanema completou 100 anos de funcionamento. Comunicado afirma que o fechamento se dá por reflexos causados pela pandemia e por outras forças que impactam cenário educacional na cidade do Rio de Janeiro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução/Site Colégio São Paulo

O Colégio São Paulo, situado no bairro de Ipanema, vai encerrar suas atividades em 2025. Única escola localizada na orla da capital fluminense, a instituição era mantida e dirigida pela Congregação das Irmãs Angélicas de São Paulo, fundada por Santo Antônio Maria Zaccaria. A direção da unidade enviou um comunicado informando o fechamento, o que foi confirmado em contato feito pelo DIÁRIO DO RIO.

Em 2022, o tradicional colégio, que tem seu prédio erguido no número 22 da Avenida Vieira Souto, área mais valorizada do país, completou 100 anos de funcionamento. A instituição tem como pilares educacionais ensinar, além das disciplinas acadêmicas, o comprometimento com a educação integral de crianças e jovens, além dos valores do Evangelho de Jesus.

A decisão aqui estabelecida e comunicada, deve-se a diversas circunstâncias internas e/ou externas, advindas também dos reflexos causados pela pandemia da COVID-19 e outras forças que impactam cenário educacional na cidade do Rio de Janeiro. Uma decisão difícil e que afeta a todos, inclusive a nossa Congregação que se estabeleceu em Ipanema há 102 anos, mas uma decisão racional e fundamentada em estudos detalhados e em um acompanhamento minucioso dos últimos períodos“, diz o comunicado.

? Colégio São Paulo, ao longo destes anos, contribuiu significativamente para a formação de cidadãos que hoje estão imersos no mercado de trabalho, não apenas aplicam os conhecimentos adquiridos a nível acadêmico, mas também os valores apreendidos do evangelho que são o DNA do colégio: Educar e Evangelizar. Agradecemos pela confiança depositada, no decorrer de décadas de atuação e presença do Colégio São Paulo no cenário educacional local e a toda a sua equipe técnico-pedagógica, colaboradores c empresas parceiras, nossa GRATIDÃO”, diz o texto do colégio.

Lembramos que temos um caminho a percorrer e faremos com a qualidade e excelência para encerramento deste ciclo. Todas as orientações de parcerias com outras unidades educacionais serão enviadas posteriormente Para os que desejarem esclarecimentos e um diálogo particular, as Irmãs estarão disponíveis para atendê-los, a partir da semana que vem e faremos nas reuniões que acontecerão por segmento“, finaliza o comunicado.

As Irmãs Angélicas fundaram outros colégios no decorrer dos anos: em Teresópolis, no ano de 1927; em Belém, 1936; em Belo Horizonte, 1939. Não há nenhuma informação que indique o fechamento das demais unidades.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Centenário, Colégio São Paulo vai encerrar as atividades em 2025

3 COMENTÁRIOS

  1. A educação privada e confessional está em cise no Brasil. Poucos alunos e mensalidades caras. A pandemia apenas acelerou o fechamento.

    Não vejo como um plano de especulação imobiliária, pois poderiam apenas trocar o endereço.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui