Centro Cultural Banco do Brasil recebe exposição e palestra do fotografo carioca Walter Firmo

Em celebração aos mais de 70 anos de trajetória, o CCBB convida o fotógrafo para palestrar ao lado dos curadores da exposição e de uma antropóloga, em conversa aberta ao público e gratuita

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação

O fotógrafo Walter Firmo fará uma palestra no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro, neste sábado (04/03) às 15h, como parte da exposição gratuita “Walter Firmo no Verbo do Silêncio a Síntese do Grito” que ficará em cartaz até o dia 27/03. A mesa de conversa “Carnaval, Samba e Encantamentos na Obra do Fotógrafo Walter Firmo” terá a participação de Firmo e dos curadores Sergio BurgiJanaina Damaceno e da antropóloga Ana Paula Alves Ribeiro.

Os palestrantes debaterão com o público a obra de Firmo e o seu vínculo com o carnaval e o samba. A conversa será realizada no auditório do 4º andar do CCBB RJ, com 64 lugares disponíveis, além de três para pessoas com deficiência. Os ingressos poderão ser retirados até 1 hora antes do início do evento na bilheteria física ou pelo site do CCBB.

A grande exposição retrospectiva apresenta um panorama dos mais de 70 anos de trajetória do fotógrafo carioca. Serão apresentadas 266 fotografias, produzidas desde 1950, no início da carreira de Firmo, até 2021. Imagens que retratam e exaltam a população e a cultura negra de diversas regiões do país, registrando ritos, festas populares e religiosas, além de cenas cotidianas. “Acabei colocando os negros numa atitude de referência no meu trabalho, fotografando os músicos, os operários, as festas folclóricas, enfim, toda a gente. A vertigem é em cima deles. De colocá-los como honrados, totens, como homens que trabalham, que existem. Eles ajudaram a construir esse país para chegar aonde ele chegou.”, diz Walter Firmo. 

O fotógrafo percorreu todo o país, mas sempre manteve um vínculo especial com o Rio de Janeiro, sua cidade natal, onde iniciou e construiu sua carreira e desenhou sua trajetória na fotografia, a partir da vivência de homem negro nascido e criado nos subúrbios e arredores de Mesquita, Nilópolis, Marechal Hermes, Osvaldo Cruz, Vaz Lobo, Cordovil, Parada de Lucas, Vista Alegre e Irajá, territórios do samba.

Advertisement

Dividida em núcleos temáticos, a mostra traz retratos memoráveis de grandes nomes da música brasileira, como Cartola, Clementina de Jesus e a icônica fotografia de Pixinguinha na cadeira de balanço, além de destacar a importante trajetória de Firmo como fotojornalista e de dedicar uma seção à fotografia em preto e branco do artista, pouco conhecida e, em grande parte, inédita. É uma oportunidade para o público conhecer em profundidade a obra de um dos grandes fotógrafos do nosso país, que até hoje mantém seu compromisso pelo fazer artístico.

A exposição é uma parceria inédita entre o Instituto Moreira Salles de São Paulo (IMS Paulista) e o Centro Cultural Banco do Brasil. A mostra seguirá para o CCBB Brasília, com abertura prevista para 21/04, e posteriormente para o CCBB Belo Horizonte. O patrocínio é do Banco do Brasil.

Serviço: Conversa “Carnaval, samba e encantamentos na obra do fotógrafo Walter Firmo”

  • Data: 4 de março de 2023, às 15h
  • Local: Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro – Auditório 4º andar
  • Endereço: Rua Primeiro de Março, 66 – Centro
  • Telefone: (21) 3808.2020
  • Informações: ccbbrio@bb.com.br | bb.com.br/cultura
  • Funcionamento: Segunda, quarta a sábado, das 9h às 21h. Domingo, das 9h às 20h
  • Classificação Indicativa: 14 anos
  • Entrada franca, com ingressos disponíveis na bilheteria física ou pelo site do CCBB, 1h antes do início

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Centro Cultural Banco do Brasil recebe exposição e palestra do fotografo carioca Walter Firmo
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Centro Cultural Banco do Brasil recebe exposição e palestra do fotografo carioca Walter Firmo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui