Central 190 ganha certificação ISO 9001 por qualidade do serviço prestado

Pela primeira vez na América Latina, um serviço de emergência ligado à Segurança Pública conquistou o selo. Central é acionada 5 mil vezes por dia

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem meramente ilustrativa / PMERJ

Consagrada internacionalmente, a certificação ISO 9001 é conferida a empresas diferenciadas por sua qualidade. Pela primeira vez na América Latina, um serviço de emergência ligado à Segurança Pública conquistou o selo: a Central 190, da Secretaria de Polícia Militar do Rio de Janeiro. A qualidade do atendimento dos operadores, com alta aprovação do público, foi o que mais pesou para que a Central ganhasse a certificação. Em uma pesquisa de satisfação, com pontuação entre 0 e 5, o serviço alcançou a nota média de 4,40. O selo ISO 9001 foi entregue, nesta terça-feira (9), ao governador Cláudio Castro (PL).

“É extremamente gratificante receber esse reconhecimento. A certificação concedida ao Serviço 190 da Polícia Militar traduz o empenho de todos os integrantes da corporação que atuam na área e o quanto o nosso governo tem investido em segurança pública. O investimento em tecnologia para levar um melhor serviço para a população é o caminho correto”, disse o chefe do Executivo estadual, segundo a rádio Tupi.

A pesquisa de satisfação em tempo real foi uma exigência da BGA Certificadora, empresa especializada acreditada junto ao Inmetro. O estudo foi conduzido durante a implementação do sistema de gestão, com um SMS com notas de 0 a 5, sendo enviado ao participante para registrar a sua avaliação do atendimento.

Advertisement

“Se preocupa com a melhoria contínua, mas que principalmente tem um sistema de gestão, um sistema que gerencia, que administra a qualidade. Então, assim, eu como cidadão fluminense, eu fico muito orgulhoso de ver, assim, alguma organização, algum órgão público atendendo a esses critérios de certificação”, disse o representante da BGA, Alexandre Rangel, ainda segundo a Tupi.

O ISO 9001 é adotado em 169 países, com mais de um milhão de empresas públicas e privadas tendo recebido o selo, que avalia a aplicação das melhores práticas de gestão. Com base no ISO 9001, instituições e empresas desenvolvem práticas de gestão de qualidade.

Central é acionada cinco mil vezes por dia

A Central 190, que foi criada há 48 anos, conta com a atuação de 180 policiais militares. O número é acionado aproximadamente cinco mil vezes por dia. A Central passou por uma requalificação nos últimos três anos, período no qual PMs foram treinados para o atendimento, que antes era feito civis terceirizados. Também foi realizada a ampliação do atendimento, que passou das cidades da Região Metropolitana, para todo o território fluminenses. A medida centralizou as informações, tornando os levantamentos de dados mais precisos, o que resultou na melhoria da gestão do serviço.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Central 190 ganha certificação ISO 9001 por qualidade do serviço prestado
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui