A Prefeitura do Rio de Janeiro realiza, nesta terça-feira (25/03) e também na quinta (27/03), na estação de trens Central do Brasil, região central da cidade, uma campanha de vacinação contra o sarampo. Em ambos os dias, a ação ocorre das 8h às 16h.
Vale ressaltar que há duas vacinas disponíveis para proteção contra o sarampo: tríplice viral (sarampo, caxumba e rubéola) e a tetraviral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela). Ambas são contraindicadas para gestantes.
Além da ação na Central do Brasil, os imunizantes também estão disponíveis, para crianças e adultos, em todas as 239 unidades de Atenção Primária do Rio, como Clínicas da Família e Centros Municipais de Saúde.
”Em 2025, até o momento, o município do Rio não registrou nenhum caso da doença, mas há casos recentes em cidades vizinhas”, alertou o secretário de Saúde do Rio, Daniel Soranz.
Esquema vacinal
O Programa Nacional de Imunizações (PNI) determina que a primeira dose da vacina contra o sarampo seja aplicada aos 12 meses de idade (1 ano). Já aos 15 meses (1 ano e 3 meses), está prevista a vacina combinada à varicela, a tetraviral.
Caso a pessoa não tenha sido imunizada na infância, porém, o PNI autoriza a vacinação em quem tem até 29 anos, com duas doses, em intervalo mínimo de 30 dias, e em quem tem entre 30 e 59 anos, com uma dose.