Centro Cultural Banco do Brasil celebra a 17ª edição do ‘Primavera dos Museus’ com programação diversificada

Idealizada pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), a semana especial acontece de 18 a 24 de setembro, com o tema "Memórias e Democracia, Pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas”

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Divulgação/CCBBRJ

O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) apresenta uma programação especial e diversificada nesta 17ª edição da “Primavera dos Museus” que será realizada a partir da próxima segunda-feira (18/09) e irá até o domingo (24/09).

No âmbito da valorização da cultura negra, a exposição “Heitor dos Prazeres é Meu Nome” pode ser vista em seu último dia, na segunda-feira (18/09). Na exposição, os visitantes podem apreciar as obras do multiartista Heitor dos Prazeres, que retratou a felicidade e o cotidiano do povo negro. Com mais de 270 mil visitantes, a exposição ganhou recentemente um espaço especial no hall da biblioteca, no 5º andar do Centro Cultural Banco do Brasil.

E enquanto uma exposição se despede, outra surge para dar as boas-vindas. No 4º andar do prédio, em colaboração com Museu Banco do Brasil, está em exibição “Um Certo Brasil – Na Visão de Cinco Fotojornalistas” que apresenta fotografias que revelam uma população frequentemente invisibilizada e esquecida.

Já no teatro do CCBB, o espetáculo “Babilônia Tropical: A Nostalgia do Açúcar” lança luz sobre as contradições de gênero, classe e raça que persistem até os dias atuais. A peça mergulha na Recife do Século XVII para explorar essas temáticas complexas. E além disso, está planejado um debate especial com o tema “Como Ver a Cultura no Brasil Colonial que Insiste em Existir”, que acontecerá no domingo (24/09), às 15h, com a participação da pesquisadora Aza Njeri e membros do elenco e equipe do espetáculo.

Advertisement

O “CCBB Educativo” também preparou um painel temático especial. No sábado (23/09), às 14h, três convidadas discutirão o tema “Memória e Democracia” contando com a participação da atriz Melissa Coelho, da artista Agrippina Manhattan e da professora doutora Ione do Carmo.

E para obter mais informações e conferir a programação completa, visite o site: bb.com.br/cultura.

Sobre a Primavera dos Museus

A “Primavera dos Museus” é uma iniciativa promovida pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que ocorre anualmente na primavera, envolvendo museus e instituições culturais em todo o Brasil. O tema deste ano é “Memórias e Democracia: Pessoas LGBT+, Indígenas e Quilombolas” com o objetivo de reconhecer e promover o reconhecimento e valorização destas minorias sociais na produção de suas próprias memórias.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Centro Cultural Banco do Brasil celebra a 17ª edição do 'Primavera dos Museus' com programação diversificada
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui