O Rio de Janeiro ganhará um novo espaço cultural na região central da cidade: o Centro Cultural Capiberibe 27 (C27). O espaço vai abrir as suas portas para promover, em 21 de maio, das 10h até 17h, a segunda edição da Exposição do coletivo de arte contemporânea Imaginário Periférico, em comemoração aos seus 20 anos de existência.
De acordo com o Centro Capiberibe, a iniciativa do Centro Cultural surgiu com o intuito de preservar as ricas e diversas manifestações artísticas, unificando projetos e pessoas sob um mesmo ideal, tendo a comunidade, o território e a memória do lugar como seu alicerce.
A antiga fundicão Zani, de onde saíram obras que se espalham pelo Brasil e por diversos países, funcionou neste mesmo endereço, Rua Capiberibe 27, no século passado. Foram feitos ali monumentos como a escultura da cabeça do Zumbi, na Avenida Presidente Vargas, e o “Glória Imortal aos Fundadores de São Paulo”, no Páteo do Colégio, em São Paulo, entre outros.
O presidente da C27, Ualace Miliorini, fala que o espaço será usado para promover a cultura do Rio de diversas formas. “Pretendemos promover rodas de samba, chorinho, jazz, fazer oficinas de capacitação dos jovens das comunidades do entorno e criar um museu com peças originais da antiga fundição Zani. Vale a pena vir nessa exposição e conhecer nosso espaço, que está apenas começando”, disse o presidente da C27.
Serviço – Exposição Imaginário Periférico
Data: 21/05
Horário: das 10h até 17h.
Local: Rua Capiberibe 27, no Santo Cristo.