Centro Cultural da PGE-RJ abre as portas com palestra sobre D. Maria I

Centro Cultural da PGE-RJ, no antigo Convento do Carmo, abre as portas com exposição de arte e palestra sobre D. Maria I, a rainha de Portugal que residiu no prédio histórico

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
O belíssimo convento do Carmo, logo após ser restaurado, em Março/23

Após quatro anos de obras de reforma e restauro, o antigo Convento do Carmo abre as portas no dia 27 de maio com uma exposição coletiva de arte contemporânea e uma palestra da historiadora Mary Del Priore, sobre a mais ilustre personagem que residiu nessa edificação histórica – a rainha de Portugal, D. Maria I. O local é o único das Américas onde um monarca europeu faleceu.

A abertura do espaço ao público celebra a transformação de uma das mais antigas construções do país em Centro Cultural e acompanha o movimento de renascimento do Centro do Rio de Janeiro. A Procuradoria Geral do Estado, responsável pelo restauro do Convento, transferiu para o prédio histórico da Praça XV o seu Centro Cultural, que passará a abrigar exposições artísticas e uma mostra permanente relacionada à história do próprio Convento.

Paco do Ouvidor Centro Cultural da PGE-RJ abre as portas com palestra sobre D. Maria I
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

Depois de quatro anos de obras de reforma que restaurou o esplendor dos tempos áureos do Convento, é com muita alegria que devolvemos esse patrimônio para a população carioca e fluminense. E não poderíamos oferecer essa herança de volta aos moradores e visitantes sem adicionar a nossa contribuição para que o novo Convento possa ser uma nova opção de cultura e lazer, inaugurando o Centro Cultural da PGE. A ideia é que, a exemplo dos tempos em que o Convento foi construído e viu nascer a cidade à sua volta, agora a gente possa ajudar o movimento para o renascimento do Centro do Rio de Janeiro”, destacou o Procurador-Geral do Estado, Bruno Dubeux.

A Exposição

Vik Muniz Vik Muniz Centro Cultural da PGE-RJ abre as portas com palestra sobre D. Maria I

A mostra “Composição Carioca” é uma exposição coletiva de arte contemporânea em homenagem ao Rio de Janeiro e seus moradores a partir do olhar de artistas que veem a cidade maravilhosa e os seus habitantes como motivo para suas criações. A mostra reúne obras de renomados artistas brasileiros, entre eles, Adriana Varejão, Beatriz Milhazes, e Vik Muniz, ao lado de jovens talentos, como Agrade Camíz e Tainan Cabral.

Advertisement

A Mostra Composição Carioca fala de constituição e identidade. Reúne a pluralidade de potências da cidade do Rio de Janeiro, cuja riqueza emerge não apenas das suas belezas naturais, mas também das diferentes personas que nela habitam”, destacou Cecília Fortes, curadora do Centro Cultural da PGE.

Palestra

D. Maria I de Portugal Centro Cultural da PGE-RJ abre as portas com palestra sobre D. Maria I

A abertura do Convento do Carmo ao Público terá também uma palestra da historiadora Mary Del Priore sobre a rainha de Portugal, D. Maria I, que residiu no Convento de 1808 até sua morte em 1816. A palestra a ser proferida às 11 horas, será mediada pelo jornalista e escritor Edney Silvestre.

A palestra será realizada no espaço que serviu de aposento à rainha de Portugal durante o período que esteve no Rio de Janeiro. Autora do livro “D. Maria I: As Perdas e as Glórias da Rainha que Entrou para a História como a Louca”, Mary Del Priore vai recontar a trajetória da mulher corajosa que foi traída pelo pai, e que sofria uma profunda depressão pela perda do marido e de vários familiares ao longo da vida.

Ela foi tida como louca porque preencheu um papel que não seria admitido. Rainha, na época, era mulher do rei ou a segunda peça do xadrez. Ela foi uma rainha adorada por seu povo, ao ponto que, quando começou a ficar doente, as pessoas achavam que ela tinha sido envenenada”, adiantou a escritora Mary Del Priore.

Novo espaço de cultura

Tainan Cabral Cortesia do artista galeria Portas Vilaseca Centro Cultural da PGE-RJ abre as portas com palestra sobre D. Maria I
Tainan Cabral – Cortesia do artista e galeria Portas Vilaseca

O Convento do Carmo, passará a abrigar o Centro Cultural da PGE-RJ com diversas atividades de acesso gratuito, incluindo exposições artísticas de caráter temporário, a mostra permanente relacionada à história do próprio Convento e aos achados arqueológicos encontrados durante a reforma do edifício, um ciclo semanal de debates sobre temas de interesse público com especialistas do Brasil e do exterior, além de outras iniciativas.

Além do Centro de Estudos da PGE-RJ, também estão sendo transferidas ao Convento as bibliotecas da Procuradoria, que incluem, além de um grande acervo de livros de Direito, coleções de referência, como a biblioteca de Raymundo Faoro, renomado autor de Os Donos do Poder, que foi também Procurador do Estado, e a biblioteca de Octávio Tarquínio e Lucia Miguel Pereira, repleta de tesouros da literatura nacional. No prédio do Convento, funcionarão ainda as salas de aula da pós-graduação em Advocacia Pública oferecida pela Escola da PGE-RJ, o Espaço Memória da Procuradoria, que relembrará os grandes nomes da Casa, e um bistrô.

O novo Centro Cultural da PGE-RJ é a realização do esforço de sucessivas gerações da Casa e uma genuína declaração de amor à cidade e ao Estado do Rio de Janeiro” ressaltou Anderson Schreiber, Procurador-Chefe do Centro de Estudos da PGE.

Serviço
Exposição: “Composição Carioca”
Duração: De 27/05 a 13/08, de terça-feira a sábado, das 10h às 18h
Local: Centro Cultural PGE-RJ (antigo Convento do Carmo)
Endereço: Praça XV – Centro
Artistas participantes:
Adriana Varejão
Agrade Camíz
Beatriz Milhazes
Carlos Vergara
Maxwell Alexandre
Mulambö
Tainan Cabral
Vik Muniz
Wallace Pato

Palestra: “D. Maria I, rainha de Portugal e o Convento do Carmo”
Palestrante: historiadora e escritora Mary Del Priore
Mediador: Edney Silvestre, jornalista e escritor
Horário: 11hs
Local: Centro Cultural PGE-RJ (antigo Convento do Carmo)
Endereço: Praça XV – Centro
Sessão de autógrafos: Após a palestra, a historiadora e o jornalista participam de uma sessão de autógrafos de seus livros

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Centro Cultural da PGE-RJ abre as portas com palestra sobre D. Maria I
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Centro Cultural da PGE-RJ abre as portas com palestra sobre D. Maria I
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui