Centro Cultural da PGE-RJ inaugura, no Convento do Carmo, a exposição “Nuances de Brasilidade: Repertório”

Reunindo artistas, como Frans Krajcberg, Abraham Palatnik, Emanoel Araújo, a exposição fica em cartaz de 5 /05 a 16/08, das 10h às 19h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Luis Alvarenga

Restaurado e reaberto ao público, em março de 2022, o Centro Cultural da Procuradoria Geral do Estado (PGE-RJ),no Convento do Carmo, Centro do Rio, realiza a sua terceira mostra de arte, com a inauguração da exposição “Nuances de Brasilidade: Repertório”, nesta sexta-feira (5). A mostra conta com obras de 14 artistas brasileiros pertencentes a colecionadores particulares do Rio de Janeiro. Entre eles estão Frans Krajcberg, Abraham Palatnik, Emanoel Araújo, Mario Cravo Neto e OSGEMEOSGustavo e Otávio Pandolfo, que introduziram a estética do grafitti no circuito de arte tradicional.  A exposição, que tem entrada franca, fica em cartaz até 16 de setembro, das 10h às 18h.

Ao montar a exposição, a curadora da PGE-RJ, Cecília Fortes, se deparou com as dificuldades de encontrar pontos em comum em obras baseadas em temas e linguagens diversas. A solução foi partir de um “conceito de brasilidade” identificado nos trabalhos.

“Partimos do conceito de brasilidade como fio condutor. Ela é percebida em três vertentes. Em alguns dos trabalhos, ela se reflete no tema central da obra, em outros, na escolha dos materiais utilizados na produção e, numa terceira, se dá através da interiorização e influência da natureza e da cultura local sobre os autores”, ressaltou a curadora, esclarecendo que trabalhar com coleções particulares permitiria ao público ter acesso a obras conhecidas apenas por grupos restritos. “É na interação com o espectador que a obra de arte ganha vida e exerce a sua potência”, disse Cecília Fortes. 

A montagem de “Nuances de Brasilidade: Repertório” contou com a adesão e colaboração intensa de colecionadores cariocas e fluminenses, o que resultou na composição de um rico painel das artes visuais brasileiras.

Advertisement

Leia também

Lula retorna ao Rio para inauguração do Terminal Gentileza nesta sexta-feira

Taxas de condomínio disparam no Rio; confira bairros com valores mais altos

“Os apoiadores das artes na cidade e no Estado do Rio de Janeiro atenderam prontamente ao chamado da Procuradoria para contribuir, cedendo gratuitamente obras de suas coleções particulares”, observou o diretor do Centro Cultural da PGE-RJ, procurador do Estado Anderson Schreiber.  

Artistas participantes:

Abraham Palatnik

Emanoel Araújo

Ernesto Neto

Frans Krajcberg

José Bechara

Kilian Glasner

Luiz Braga

Luiz Zerbini

Mario Cravo Neto

Miguel Rio Branco

OSGEMEOS

Rubem Valentim

Santídio Pereira

Wagner Malta Tavares

SERVIÇO

Exposição: “Nuances de Brasilidade: Repertório”

Curadora: Cecília Fortes

Visitação: de 5 de maio a 16 de setembro de 2023

Horários: de terça-feira a sábado, de 10h às 18h

Ingressos: Grátis

Local: Centro Cultural da PGE-RJ (Convento do Carmo)

Endereço: Praça XV, em frente ao Paço Imperial

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Centro Cultural da PGE-RJ inaugura, no Convento do Carmo, a exposição “Nuances de Brasilidade: Repertório”

Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Centro Cultural da PGE-RJ inaugura, no Convento do Carmo, a exposição “Nuances de Brasilidade: Repertório”
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui