Centro de Operações da Prefeitura do Rio celebra 14 anos com avanços tecnológicos e foco na segurança da população

Inaugurado em 2010, o COR se consolida como referência em gestão de crises e monitoramento de grandes eventos.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Centro de Operações Rio (COR) - Foto: Beth Santos

O Centro de Operações da Prefeitura do Rio (COR) completa 14 anos de atividade nesta terça-feira (31/12), com um histórico de importantes avanços na gestão de crises e no monitoramento de grandes eventos na cidade. Inaugurado em 2010, após fortes chuvas atingirem o Rio, o COR se tornou referência em tecnologia e integração entre órgãos públicos, com o objetivo de garantir a segurança e o bem-estar da população.

Tecnologia e integração a serviço da cidade:

O COR utiliza imagens de mais de 3.800 câmeras e tecnologia de ponta para monitorar a cidade em tempo real, 24 horas por dia. A equipe, composta por mais de 500 profissionais, atua na antecipação de soluções e na minimização de impactos causados por chuvas fortes, deslizamentos, acidentes de trânsito e outros eventos que afetam a rotina dos cariocas.

A integração entre mais de 30 órgãos públicos e concessionárias, como o Sistema Alerta Rio, o Centro Integrado de Mobilidade Urbana (CIMU), a CET-Rio, a Rioluz, a Comlurb, a 1 Guarda Municipal e o Corpo de Bombeiros, permite uma resposta rápida e coordenada a situações de emergência.  

Conquistas recentes:

Entre as conquistas recentes do COR, destacam-se:

  • Novo radar meteorológico: Instalado na Serra do Mendanha, o equipamento, adquirido na Finlândia, amplia a capacidade de previsão de chuvas de curto prazo, com imagens em tempo real disponíveis no aplicativo COR.Rio.
  • Protocolo de calor: Classificação de níveis de calor que norteiam ações preventivas em períodos de altas temperaturas, com alertas enviados à população por meio dos canais de comunicação do COR.
  • Parcerias estratégicas: Colaboração com empresas como Waze, NASA, Google e Eletromidia, impulsionando o desenvolvimento de novas tecnologias e soluções para a cidade.
  • Manual de implementação: Lançamento da “Prática Recomendada ABNT PR 1021 – Centro de Operações de Cidade — Implementação”, em parceria com a ABNT, que serve como guia para a criação de centros de operações em outras cidades do país.

Grandes eventos:

Ao longo de seus 14 anos, o COR participou da organização e do monitoramento de grandes eventos como a Jornada Mundial da Juventude (2013), a Copa do Mundo (2014), os Jogos Olímpicos e Paralímpicos (2016), a final da Copa Libertadores (2023) e o G20 (2024), além de shows internacionais, como o da Madonna, e eventos anuais como o Rock in Rio, o Carnaval e o Réveillon.

Olhar para o futuro:

Para 2025, o COR planeja intensificar o uso da Inteligência Artificial (IA) em seus processos internos e nas câmeras da cidade, buscando otimizar o monitoramento do trânsito, a previsão do tempo e a identificação de ocorrências em tempo real.

A Inteligência Artificial pode nos ajudar também aumentando a capacidade preditiva do Centro de Operações nas ferramentas de previsão do tempo, e não somente nas questões pertinentes ao trânsito. Por esse motivo, as parcerias com grandes empresas do ramo de tecnologia e com universidades renomadas no cenário internacional são tão importantes para nós. Tenho certeza que daremos um salto de qualidade ainda maior no próximo ano, quando completaremos nossos 15 anos de existência“, afirma Marcus Belchior, chefe-executivo do COR.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Centro de Operações da Prefeitura do Rio celebra 14 anos com avanços tecnológicos e foco na segurança da população

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui