Centro de Operações Rio e Waze lançam serviço para fugir de engarrafamentos durante o Carnaval

Além dos dados sobre rotas, o sistema também informará sobre a localização de postos de saúde e delegacias no caminho dos condutores

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Bloco do Sargento Pimenta (Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil)

O Centro de Operações Rio (COR) e o aplicativo Waze lançaram, nesta sexta-feira (19), um serviço através do qual os usuários serão informados com alertas, em tempo real, sobre a existência de ”evento carnavalesco” e como desviar dele até chegar à rota desejada. O serviço, segundo a Prefeitura, também poderá ajudar os foliões que quiserem chegar aos seus blocos preferidos, sem perder tempo em engarrafamentos.

De acordo com a Prefeitura, além dos dados sobre rotas, o sistema também informará sobre a localização de postos de saúde e delegacias no caminho dos condutores.

O chefe-executivo do COR, Marcus Belchior, explicou ao jornal O Globo, que o algoritmo do aplicativo será alimentado pelos usuários e pelo COR, o que facilitará ainda mais o trânsito pela cidade e a tomada de providências por parte do poder público em caso de acidentes.

“Na rotina, o Waze trabalha com informações geradas pelos motoristas que usam o aplicativo. Na operação do carnaval, o algorítimo também é alimentado com dados fornecidos pelo Centro de Operações para ajudar na definição das rotas. A gente também se beneficia ao ter acesso a informações mais rápidas sobre incidentes nas vias relatados pelos motoristas, dando agilidade para que os órgãos públicos possam atuar,” disse Belchior.

O sistema já foi usado na manhã desta sexta-feira, ajudando a muitos motoristas a fugirem das interdições da pista lateral da Avenida Presidente Vargas – no sentido Candelária -, onde estavam os carros alegóricos da Série Ouro, para os desfiles desta sexta e sábado (20) na Marquês de Sapucaí.

Apesar do ponto facultativo decretado pelo Governo do Estado e pela Prefeitura, a capital fluminense registrou, ao meio-dia, 48 quilômetros de engarrafamentos, quase o mesmo volume observado nas últimas três sextas-feiras: 49 Km. Às 9h da manhã, o COR registrou 31 Km de congestionamentos na cidade, contra uma média de 73 Km nas sextas-feiras anteriores.

O Centro de Operações também vai monitorar desfiles de megablocos e blocos de grande porte com auxílio de dois drones, cujas imagens serão enviadas para o novo telão de 104 metros quadrados inaugurado no réveillon.

As informações são do jornal O Globo.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Centro de Operações Rio e Waze lançam serviço para fugir de engarrafamentos durante o Carnaval

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui