O centro de operações da Prefeitura do Rio terá um novo componente na previsão do tempo. Trata-se de um supercomputador Santos Dumont, do Laboratório Nacional de Computação Científica (LNCC). A informação é da coluna do Anselmo Gois, do jornal O Globo.
Criado de uma parceria entre Centro de Operações Rio, o Laboratório Nacional de Computação Científica – LNCC (vinculado ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações – MCTI) e o Centro Federal de Educação Tecnológica Celso Suckow da Fonseca (Cefet/RJ), o supercomputador irá ajudar no aprimoramento dos dados da previsão do tempo.
Com a máquina em funcionamento, será viável ajudar o Centro de Operações da Prefeitura do Rio a desenvolver modelos matemáticos específicos para o tempo na capital fluminense. Os técnicos do Alerta Rio, do LNCC e do Cefet/RJ, participam de um grupo de trabalho para aprimorar as previsões do tempo na cidade.
Para criação do modelo matemático, os dados de chuva do Alerta Rio, levantados desde 1997, deverão ser incorporados a estudos sobre eventos meteorológicos graves.