O Centro de Referência em Educação Inclusica (Crei) Sesc Senac está oferecendo 100 vagas para atendimento especializado a pessoas de 2 a 29 anos com Síndrome de Down e Transtorno do Espectro Autista (TEA). A oportunidade é destinada a estudantes matriculados na rede pública de ensino e/ou famílias com renda de até três salários mínimos, as atividades gratuitas de inclusão social ocorrem na Tijuca, Zona Norte do Rio de Janeiro.
Para se inscrever, o responsável ou o candidato maior de idade precisa comparecer à unidade com os seguintes documentos: RG (original e cópia), certidão de nascimento ou CPF, comprovante de residência, comprovante de escolaridade, documentos que atestem a renda familiar bruta e a deficiência física ou intelectual do candidato, juntamente com a carteirinha do Sesc.
As matrículas, organizadas por faixa etária, devem ser feitas na sede do Crei, localizada na Rua Barão de Mesquita, 539 (1º andar do Sesc Tijuca), das 9h às 17h. O prazo para inscrição de crianças de 2 a 6 anos encerra no sábado (13). Já para crianças de 7 a 10 anos, as inscrições serão aceitas de 16 a 19 de abril.
A partir de 23 de abril, o Crei começará a aceitar inscrições para adolescentes de 11 a 14 anos, até o dia 26/04. Para os jovens de 15 a 18 anos, o período de inscrição será de 30 de abril a 4 de maio. Jovens com até 25 anos poderão se inscrever entre os dias 07/05 e 10/05, enquanto aqueles na faixa etária de 26 a 29 anos terão o período de 14 a 17 de maio para se inscreverem.
O edital detalhado das inscrições para o atendimento pode ser encontrado nos sites do Sesc e do Senac. Os candidatos ou responsáveis também devem completar a ficha de inscrição e a autodeclaração de renda bruta familiar, conforme disponível no documento. O resultado será anunciado no dia 29 de maio, nos sites das instituições, e as atividades terão início em junho.
O Centro de Referência ocupa uma área de 570 m² e possui tecnologia avançada para estimulação sensorial. Conta com salas de atendimento transdisciplinares, uma área de baixo estímulo para concentração, consultórios psiquiátricos e neurológicos, além de um ambiente com simulador de apartamento, focado no desenvolvimento de habilidades cotidianas.