Centro do Rio: fachada da Igreja do Santíssimo Sacramento sofre com vandalismo

Pichações cobrem o portal, as laterais e até a imagem de São José na parte frontal da igreja

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Igreja do Santíssimo Sacramento da Antiga Sé, localizada na Avenida Passos, no Centro do Rio, está com sua fachada completamente degradada devido ao vandalismo. Pichações cobrem o portal, as laterais e até a imagem de São José na parte frontal da igreja.

Os primeiros registros de vandalismo ocorreram em 2017, na época, foi noticiado pelo jornal O Globo. Desde então, os atos de degradação aumentaram significativamente. A situação preocupa moradores e frequentadores, que veem um importante patrimônio histórico e religioso ser desrespeitado e deteriorado.

A Irmandade do Santíssimo Sacramento, a mais antiga do Rio, remonta ao século XVI. Originalmente instalada na Igreja de São Sebastião, no Morro do Castelo, a irmandade se mudou para a Igreja de São José no século XVIII e, posteriormente, iniciou a construção de sua própria igreja no início do século XIX. O templo foi sagrado em 1859 e é um exemplo da transição do barroco rococó para o neoclássico.

Advertisement

Apesar de tombada pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) em 1938, a igreja não tem recebido a devida proteção. A fachada, com suas torres pontiagudas e mármore, hoje está coberta por pichações, refletindo a falta de manutenção e segurança.

A localização da igreja, que fica na regiaode comércio popular do Saara, agrava a exposição ao vandalismo. A solução para muitos frequentadores é o aumento da vigilância, conscientização e políticas públicas eficazes de preservação do patrimônio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Centro do Rio: fachada da Igreja do Santíssimo Sacramento sofre com vandalismo
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Centro do Rio: fachada da Igreja do Santíssimo Sacramento sofre com vandalismo
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui