Centro do Rio ganha espaço dedicado à capoeira

O espaço, dedicado à capoeira, é um dos 20 projetos do Reviver Centro Cultural

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Fabio Motta / Prefeitura do Rio

Nesta sexta-feira (01/03), dia em que a cidade do Rio de Janeiro completou 459 anos, foi inaugurada no Centro a Casa de Cultura Volta do Mundo e Conexões. O espaço, dedicado à capoeira, é um dos 20 projetos do Reviver Centro Cultural que começam a receber o subsídio municipal. Os gestores já assinaram o termo de adesão com a Prefeitura do Rio.

No Reviver Centro Cultural, projeto do município criado por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE) e da Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPar), foram inscritos 132 projetos, dos quais 84 credenciados, além de 39 imóveis participantes. Do total de projetos habilitados, 20 já têm endereço certo e dois estão em funcionamento, o Projeto Cará e o projeto Centro de Pesquisa Avançada do Novo Samba Tradicional onde o Coro Come.

Paco do Ouvidor Centro do Rio ganha espaço dedicado à capoeira
O Shopping Paço do Ouvidor é o ponto de encontro no Centro do Rio. Passa no Paço

Esse programa é muito importante para que possamos fazer novos corredores de passagem. Com a pandemia, tivemos uma diminuição muito grande do volume de pessoas no Centro. Esse programa possibilita que pessoas possam circular por aqui. E projetos culturais e artísticos fazem com que as pessoas saiam das calçadas e entrem nos imóveis. Essa é a grande sacada desse programa”, disse a subsecretária de Regulação e Ambiente de Negócios da SMDUE, Carina Quirino.

A Casa de Cultura Volta do Mundo e Conexões, localizada num imóvel de 163m², tem como foco disseminar a cultura afro-brasileira, especialmente a capoeira, que é a peça central da proposta para cariocas, turistas e interessados em geral. Espaço de economia criativa, a Casa de Cultura fica na Rua do Rosário, 24, promoverá eventos ligados à democratização artística carioca e oferecerá cursos para promoção da cultura afro-brasileira.

Advertisement

Em 4 anos, Reviver Cultural deve movimentar mais de R$ 100 milhões na economia do Rio. Vale citar que o Diário do Rio de Cultura, que funcionará no térreo logo abaixo da redação do DIÁRIO DO RIO, está entre os projetos que já assinaram o termo com a Prefeitura.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Centro do Rio ganha espaço dedicado à capoeira
Advertisement

2 COMENTÁRIOS

  1. Exelente iniciativa. A capoeira manteve viva e foi guardiã de muitas outras manifestações culturais e merece lugar onde possa se destacar e dar continuidade a está tarefa…
    Rio de parabéns

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui