O Centro do Rio acaba de receber duas novas opções de visitas guiadas gratuitas em importantes prédios históricos da região da Praça XV. As novidades são o Espaço Cultural Urbana Carioca e o Palácio Tiradentes, fruto de uma parceria entre o Instituto IEVA e a Alerj, que visa democratizar o acesso à cultura e à história da cidade.
O passeio, que ocorre em etapas, tem início no recém-inaugurado Espaço Urbana Carioca, localizado na parte frontal do casario que compõe o Arco do Teles. O espaço foi uma iniciativa do Programa Reviver Cultural, da Prefeitura do Rio, que busca revitalizar o Centro com novas opções culturais e de economia criativa. Durante a visita, os participantes conhecem toda a estrutura e as propostas do IEVA, que administra o local.
Após a visita ao Espaço, os participantes são levados ao Palácio Tiradentes, que fica nas proximidades. Erguido na década de 1920, o Palácio foi sede da Alerj até 2021 e também abrigou a Câmara dos Deputados entre 1926 e 1960. Com uma fachada em estilo eclético, o edifício é revestido em concreto armado e possui uma cúpula adornada com esculturas alegóricas que representam a Independência e a República.
O interior do Palácio é ricamente decorado, com destaque para a cúpula, que ostenta pinturas do artista brasileiro Rodolfo Chambelland, além de um vitral que retrata o céu da noite de 15 de novembro de 1889. O plenário é embelezado por um painel decorativo de Eliseu Visconti, que, executado em 1926, representa a assinatura da primeira Constituição Republicana de 1891, incluindo retratos em tamanho natural dos sessenta e três constituintes.
Os passeios são conduzidos por guias bilíngues. Os primeiros a experimentar essa nova experiência foram os estudantes do Colégio Estadual Pedro Álvares Cabral, de Copacabana, que tiveram a oportunidade de explorar a rica herança cultural do Centro do Rio.
Para participar das visitas guiadas, os interessados podem realizar agendamentos gratuitos pelo e-mail: urbanacariocaieva@gmail.com.