Chegou nesta semana ao centro do Rio de Janeiro um novo espaço para a cultura carioca. A Arrecife Galeria, um espaço de artes visuais e que conta nessa estreia com a exposição “Juntos devemos nos mover como ondas” que traz peças de artistas pernambucanos e tem a curadoria de Aslan Cabral.
O espaço traz para a cidade do Rio a proposta de ser mais do que uma galeria de artes visuais, mas também um ponto de criação de redes e de artistas independentes, especialmente da região nordeste que estão buscando se inserir no circuito tradicional de arte do eixo Rio – São Paulo.
A mostra “Juntos devemos nos mover como ondas” que está em exibição na galeria destaca produções de artistas pernambucanos de diferentes gerações e que utilizam diversas técnicas, trazendo assim toda a riqueza cultural presente no estado. As obras expostas são de Carlos Melo, Christina Machado, Coletivo Encruzilhada, Débora Vicente, Diogum, Fernando Portela, Heitor Dutra, Marcela Dias, Ossy Nascimento e Vitor Genuíno.
A exposição “Juntos devemos nos mover como ondas” ficará em cartaz até o fim do mês de agosto e os horários de visitação são de terça à sexta-feira, das 12h às 20h, e aos sábados, das 9h às 15h.
Vale ressaltar que o novo espaço é parte do programa Reviver Centro Cultural, uma iniciativa da Prefeitura do Rio por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico, em parceria com a Companhia Carioca de Parcerias e Investimentos (CCPAR). O programa tem como objetivo ocupar imóveis de fachada do bairro que estavam abandonados nos últimos anos, com projetos de arte e cultura, para reviver e movimentar a área. Desde que começou, cerca de 40 imóveis terreos já foram alugados através do projeto e passaram a estar ocupados após anos vazios, principalmente na região da Praça XV.