Centro do Rio pode ganhar título de Bairro Imperial

Caso aprovado, o Centro do Rio se tornará o terceiro Bairro Imperial da cidade, ao lado de Santa Cruz e São Cristóvão

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Centro do Rio, berço histórico e cultural do Brasil, está um passo mais próximo de receber um título que reflete sua importância. O Projeto de Lei 2716/2023, de autoria do vereador Pedro Duarte (Novo), propõe que o Centro seja reconhecido como Bairro Imperial, em virtude de sua significativa contribuição para a história e a identidade nacional.

Segundo o vereador Pedro Duarte, o Centro carioca foi “o coração político e administrativo do Brasil” durante o período imperial. Com edifícios e ruas que preservam a estética e o estilo da época, esta região não só testemunhou, mas também foi palco de eventos fundamentais para a formação do país. A iniciativa visa não apenas honrar este legado, mas também impulsionar a revitalização da área.

“As características arquitetônicas do Centro do Rio remontam à época do império, com edifícios e ruas que conservam a estética e o estilo daquele período. O reconhecimento do Centro como um bairro imperial pode impulsionar o turismo histórico e educativo na região, incentivando visitas a museus, passeios guiados e atividades econômicas que valorizem a região” acrescentou o parlamentar.

Advertisement

O PL 2716/2023 não promove qualquer mudança relativa a limites geográficos, parâmetros urbanísticos ou zoneamento do bairro. O projeto foi aprovado em 1ª discussão e 2ª discussão e agora vai a sanção do prefeito. Caso sancionado, o Centro do Rio se tornará o terceiro Bairro Imperial da cidade, ao lado de Santa Cruz e São Cristóvão.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Centro do Rio pode ganhar título de Bairro Imperial
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Seria ótimo que mudassem o nome do Bairro pra Cidade do Rio ou Rio Antigo. Iria combinar mais com a importância que a região tem para a cidade e o Brasil.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui