Centro do Rio recebe concerto do Coral Nossa Senhora da Penha em comemoração pelo Jubileu de Prata

O espetáculo, que aconteceu nesta semana, emocionou a comunidade Basilicana presente no local

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

A Sala Cecília Meireles, no Centro do Rio recebeu um concerto em comemoração pelo Jubileu de Prata do Coral Nossa Senhora da Penha, o espetáculo foi realizado no última terça-feira (20/06), e emocionou a comunidade Basilicana presente no local. Fundado em 07 de setembro de 1997, pelo padre Serafin Fernandes, o coral se mantém em atividade, hoje regido pelo Maestro Marcos Paulo Mendes.

Após a chegada do Padre Thiago Sardinha de Jesus, o maestro assumiu o coral, o qual está à frente há sete anos. Marcos Paulo Mendes de Amorim Júnior, filho de Marcos Paulo Mendes de Amorim e Jaqueline dos Santos Carvalho, de apenas 26 anos, regeu a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, o Coral Nossa Senhora da Penha e convidados.

Graduado em Regência Coral e Orquestral pelo Conservatório Brasileiro de Música, Marcos Paulo também possui formação em práticas organísticas, além de ter pós em Musicoterapia e Canto Gregoriano. Atualmente cursa Psicologia e Neurociência da PUC. Onde tem a importante função de estudar as funções da música como processo terapêutico e neuroplástico no cérebro. 

O concerto foi marcado pela apresentação de peças importantes, com destaque para o lançamento do Hino da Misericórdia, Preferisco Il Paradiso, de Monsenhor Marco Frisina e o Grã Finale com o Halleluja de Handel. 

Advertisement

Neste dia, também foi destaque a Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro, que faz parte do projeto da ASMB e é, atualmente, a Orquestra Residente da PUC. Além da orquestra, também houve o show de Joanna, Karen Keldadi, Diego Faro e dos demais cantores da Basílica de Nossa Senhora da Penha. 

A apresentação ainda contou com a ilustre presença de Dom Orani João Cardeal Tempesta, que lançou de maneira nacional a apresentação do Hino do Jubileu Ordinário da Misericórdia de 2025, Peregrinos da Esperança, traduzido para a língua brasileira e arranjado pelo maestro Marcos Paulo Mendes.

Também estiveram presentes Dom Jeremias, bispo Emérito de Guanhães, Padre Wagner Toledo, Vigário Episcopal do Vicariato Urbano, Padre Anderson Pedroso, Reitor da Puc, Padre Victor Hugo Nascimento, do Santuário Cristo Redentor e Cláudio Castro, provedor da Igreja Nossa Senhora da Lapa, além de diversas autoridades civis e eclesiásticas. 

O maestro Marcos Paulo Mendes de Amorim enfatizou a importância dos músicos em sua vida.

“Vocês são essenciais na vida do maestro, vocês podem até tocarem sozinhos por aí e serem conhecidos e reconhecidos, mas eu preciso de vocês para existir e ser realizado na minha profissão.” disse o maestro, que completou fazendo um pedido às autoridades eclesiásticas. “Valorizem a música em suas paróquias, valorizem a cultura, ela é essencial para a vida da comunidade, além de integrar, unir e trazer paz e harmonia para o ambiente.”

E agradeceu no final de tudo aos coristas amigos que se fizeram presente e ao provedor da Irmandade de Nossa Senhora da Penha de França, Srº Elídio. 

O concerto foi transmitido pela TV Alerj e Rádio Catedral FM. E teve o apoio da Secretaria de Cultura do Estado do Rio de Janeiro, da Funarj e do Governo do Estado. 

Marcos Paulo Mendes, é maestro e organista de algumas Igrejas da Arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro, mas se destaca por ter o título de Mestre de Capela da Basílica de Nossa Senhora da Penha de França, recebido e empossado pelas mãos do Cardeal Arcebispo, Dom Orani João e maestro da Igreja Sagrado Coração de Jesus, na Pontifica Universidade Católica do Rio de Janeiro.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Centro do Rio recebe concerto do Coral Nossa Senhora da Penha em comemoração pelo Jubileu de Prata
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Centro do Rio recebe concerto do Coral Nossa Senhora da Penha em comemoração pelo Jubileu de Prata
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui