Centro Esportivo Miécimo da Silva ganha pista de atletismo com certificação internacional

Com 400 metros de comprimento e oito raias em piso sintético vermelho, o equipamento recebeu homologação Classe 2, da Associação Internacional das Federações de Atletismo

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Nova pista de atletismo do Centro Esportivo Miécimo da Silva / Foto: Fabio Motta (Prefeitura do Rio)

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), participou da inauguração da pista de atletismo do Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, Zona Oeste da cidade, nesta sexta-feira (09). A pista tem 400 metros de comprimento e oito raias em piso sintético vermelho e recebeu homologação Classe 2, concedida pela Associação Internacional das Federações de Atletismo. Com a certificação, o Rio fica autorizado a realizar eventos e provas internacionais no local.

Durante a cerimônia de entrega do equipamento, Eduardo Paes destacou a importância de Campo Grande, como uma potência econômico da Zona Oeste.  

“Quando olhamos para Campo Grande, pensamos que o Rio tem alguns centros ou lugares que são como polos de crescimento, de desenvolvimento. Madureira é um lugar assim, tem o Méier. E não tenho dúvida que a locomotiva principal da Zona Oeste está no que vou chamar de Grande Campo Grande. Está aqui a força econômica, a geração de emprego, a arrecadação. A gente tem feito um esforço enorme para reconstruir a cidade e fazer novos projetos assim”, afirmou o prefeito do Rio.

Coube à Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe) a revitalização da pista de atletismo, bem como da área de aquecimento do Centro Esportivo Miécimo da Silva. No local, também foram feitas a limpeza das canaletas de drenagem e a colocação de novas grelhas de concreto no entorno do equipamento. A grama do campo, na faixa de um metro adjacente à pista, destinada ao seu nivelamento, também foi trocada. As intervenções somaram R$ 3,4 milhões.

Advertisement

“A reforma da pista e a melhoria da estrutura do Miécimo como um todo são mais uma conquista. Temos a pista de novo, em perfeitas condições e com homologação para competições internacionais, e um equipamento esportivo municipal oferecendo as melhores condições para a prática de atividades físicas. Muito feliz em ver um local como o Miécimo respirando esporte e recebendo a população de uma maneira cada vez melhor”, celebrou o secretário de Esportes, Guilherme Schleder.

A pista, agora internacionalmente certificada, receberá o nome da ex-atleta e professora Jurema Henrique da Silva, que foi campeã sul-americana de salto em altura, em 1971. Jurema bateu o recorde brasileiro na modalidade, em 1975, ao pular uma altura de 1,77m. A professora também participou dos Jogos Pan-Americanos do México, no mesmo ano. Em 2016, ela carregou a tocha olímpica durante o revezamento. Ao longo da sua trajetória, Jurema Henrique da Silva coordenou uma das melhores equipes de atletismo do Brasil, além de ter sido treinadora do Vasco e do Criciúma, e da equipe de paratletas da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ).

Outros equipamentos do Centro Esportivo Miécimo da Silva também passaram por reformas. A pista para salto com vara recebeu dispositivo de acoplamento, tendo o obstáculo regulável do poço de salto sido substituído. As caixas de areia também passaram por revitalização, e a pista de salto triplo, ganhou tábuas de impulsão. Nas áreas de arremesso de peso e de disco e martelo, foram instalados círculos metálicos e uma nova gaiola de proteção, respectivamente. Dois campos de grama sintética também foram revitalizados.

“Essa entrega é importantíssima para a população, que pode usar essa pista de qualidade para atividades físicas. Essa é uma pista apta a eventos internacionais e, além disso, traz as pessoas para um caminho legal, do esporte. E é isso o que a gente quer, qualidade de vida para todo mundo”, comentou o subprefeito da Zona Oeste, Diogo Borba.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Centro Esportivo Miécimo da Silva ganha pista de atletismo com certificação internacional
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui