O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PSD), participou da inauguração da pista de atletismo do Centro Esportivo Miécimo da Silva, em Campo Grande, Zona Oeste da cidade, nesta sexta-feira (09). A pista tem 400 metros de comprimento e oito raias em piso sintético vermelho e recebeu homologação Classe 2, concedida pela Associação Internacional das Federações de Atletismo. Com a certificação, o Rio fica autorizado a realizar eventos e provas internacionais no local.
Durante a cerimônia de entrega do equipamento, Eduardo Paes destacou a importância de Campo Grande, como uma potência econômico da Zona Oeste.
“Quando olhamos para Campo Grande, pensamos que o Rio tem alguns centros ou lugares que são como polos de crescimento, de desenvolvimento. Madureira é um lugar assim, tem o Méier. E não tenho dúvida que a locomotiva principal da Zona Oeste está no que vou chamar de Grande Campo Grande. Está aqui a força econômica, a geração de emprego, a arrecadação. A gente tem feito um esforço enorme para reconstruir a cidade e fazer novos projetos assim”, afirmou o prefeito do Rio.
Coube à Empresa Municipal de Urbanização (Rio-Urbe) a revitalização da pista de atletismo, bem como da área de aquecimento do Centro Esportivo Miécimo da Silva. No local, também foram feitas a limpeza das canaletas de drenagem e a colocação de novas grelhas de concreto no entorno do equipamento. A grama do campo, na faixa de um metro adjacente à pista, destinada ao seu nivelamento, também foi trocada. As intervenções somaram R$ 3,4 milhões.
“A reforma da pista e a melhoria da estrutura do Miécimo como um todo são mais uma conquista. Temos a pista de novo, em perfeitas condições e com homologação para competições internacionais, e um equipamento esportivo municipal oferecendo as melhores condições para a prática de atividades físicas. Muito feliz em ver um local como o Miécimo respirando esporte e recebendo a população de uma maneira cada vez melhor”, celebrou o secretário de Esportes, Guilherme Schleder.
A pista, agora internacionalmente certificada, receberá o nome da ex-atleta e professora Jurema Henrique da Silva, que foi campeã sul-americana de salto em altura, em 1971. Jurema bateu o recorde brasileiro na modalidade, em 1975, ao pular uma altura de 1,77m. A professora também participou dos Jogos Pan-Americanos do México, no mesmo ano. Em 2016, ela carregou a tocha olímpica durante o revezamento. Ao longo da sua trajetória, Jurema Henrique da Silva coordenou uma das melhores equipes de atletismo do Brasil, além de ter sido treinadora do Vasco e do Criciúma, e da equipe de paratletas da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro (PMERJ).
Outros equipamentos do Centro Esportivo Miécimo da Silva também passaram por reformas. A pista para salto com vara recebeu dispositivo de acoplamento, tendo o obstáculo regulável do poço de salto sido substituído. As caixas de areia também passaram por revitalização, e a pista de salto triplo, ganhou tábuas de impulsão. Nas áreas de arremesso de peso e de disco e martelo, foram instalados círculos metálicos e uma nova gaiola de proteção, respectivamente. Dois campos de grama sintética também foram revitalizados.
“Essa entrega é importantíssima para a população, que pode usar essa pista de qualidade para atividades físicas. Essa é uma pista apta a eventos internacionais e, além disso, traz as pessoas para um caminho legal, do esporte. E é isso o que a gente quer, qualidade de vida para todo mundo”, comentou o subprefeito da Zona Oeste, Diogo Borba.