Centro: Instituto Vida em Equilíbrio recebe mostra sobre violência contra a mulher

Mostra pretende discutir a epidemia de violência doméstica contra as mulheres. Os visitantes terão a oportunidade de homenagear as vítimas de feminicídio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Exposição "Nenhum passo a mais ou eu não vou fazer esse caminho"- Divulgação

O Instituto Vida em Equilíbrio (Ivee), em parceria com o Edat e apoio da Prefeitura do Rio de Janeiro, recebe a exposição “Nenhum passo a mais ou eu não vou fazer esse caminho”, de Simone Soares. A abertura será no dia 23 de outubro, a partir das 17h, na Rua da Quitanda, nº 87, no Centro do Rio. No trabalho, a artista aborda o atual momento histórico no qual as mulheres são vítimas contumazes de violência doméstica diuturnamente.

Com o objetivo de dar a sua contribuição sobre o assunto, Simone Soares elaborou “Nenhum passo a mais ou eu não vou fazer esse caminho”, por meio da qual propõe ao público percorrer um caminho marcado pelos diversos tipos de violências até chegar ao feminicídio, com cada passo percorrido significando uma homenagem às vítimas de violência.

“A minha expectativa para a exposição é que a gente possa dar início a um debate, uma conversa com a sociedade, os visitantes que estiverem lá, e através da instalação artística, que eles possam sentir o drama que vivemos que é a violência contra a mulher. Tenho a pretensão de sensibilizar os visitantes para que possamos olhar melhor para essa causa. E a maneira que posso fazer isso é usando a minha arte”, pontuou a artística plástica.

Simone Soares pontuou ainda que, apesar de ser um tema tão doloroso para a sociedade, especialmente para as mulheres, a exposição “é para cima”, para que a homens e mulheres consigam reverter o cenário.

“Além disso, é uma homenagem para todas as mulheres que perderam suas vidas tragicamente para o feminicídio, que a gente não esqueça, que essas mortes não sejam em vão. Nós, mulheres, somos mais da metade da população e parte da solução do problema, não o problema. Nós temos o direito de viver uma vida sem violência. Apesar do tema ser difícil, não é uma exposição para baixo, é para cima, para revertermos o jogo, que possamos, homens e mulheres, lutarmos juntos”, afirmou a artista plástica.

Fundado para promover a integração social e o desenvolvimento comunitário, o Instituto Vida em Equilíbrio é uma organização dedicada ao favorecimento do diálogo entre a cultura, a arte e o esporte no Estado do Rio de Janeiro. Por isso, receber uma exposição que debata um tema tão urgente para a coletividade é importante para a instituição, segundo Leonardo Barroso, presidente do Ivee.

“É uma honra para o Instituto receber a exposição ‘Nenhum passo a mais ou eu não vou fazer esse caminho’, de Simone Soares. A obra é um urgente chamado à ação contra a violência de gênero, refletindo a dura realidade enfrentada por mulheres no Brasil. Cada passo na instalação representa uma homenagem às vítimas e um apelo por justiça, convidando todos a se engajarem na construção de uma sociedade que respeite plenamente os direitos das mulheres. Que esta exposição inspire mudanças e promova uma cultura de paz”, comentou Leonardo Barroso.

Serviço:

Exposição “Nenhum passo a mais ou eu não vou fazer esse caminho”

Dia 23 de outubro, de 17h às 19h

O Instituto Vida em Equilíbrio (Ivee) fica na Rua da Quitanda, nº 87, no Centro do Rio.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Centro: Instituto Vida em Equilíbrio recebe mostra sobre violência contra a mulher
lapa dos mercadores 2024 Centro: Instituto Vida em Equilíbrio recebe mostra sobre violência contra a mulher

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui