Centro Universitário abre vagas para atendimento psicológico online

As consultas são gratuitas e oferecidas aos universitários e profissionais da saúde; as inscrições vão até o dia 30 de setembro

Foto: Robinraj Premchand por Pixabay

Durante todo o Setembro Amarelo, mês que discute a prevenção a suicídios, a Clínica Escola do Centro Universitário IBMR, no Catete, Zona Sul, e na Barra, Zona Oeste, abrem vagas para atendimento psicológico em grupo para universitários e profissionais da saúde, com inscrições até 30 de setembro. O Grupo Reflexivo de Apoio Psicológico (GRPsi) e o Grupo de Apoio a Trabalhadores de Saúde (GATS) são iniciativas dos estagiários do curso de Psicologia e atuam, desde 2021, promovendo a saúde mental e a qualidade de vida.

Os encontros são on-line, gratuitos e semanais, com até 8 participantes cada, e duração de 1h30 por sessão. Pessoas não residentes no Rio de Janeiro podem, também, se inscrever, já que os encontros são virtuais.

A coordenadora do serviço e professora de Psicologia, Melissa de Oliveira Pereira, fala sobre a importância do apoio psicológico, principalmente no contexto pós-pandemia. “Temos visto o esgotamento mental como diagnóstico frequente entre alunos universitários. Não tratar não é mais opção”.

O apoio aos profissionais da saúde é o mais procurado. Desde o início das atividades, 12 grupos já foram criados. “O trabalhador da saúde é a categoria que tem sido mais prejudicada, desde o início da pandemia e, agora, com a possibilidade de retrocesso na questão do piso salarial”, explica a coordenadora. Esgotamento mental, depressão e burnout são fatores que contribuem para o aumento de casos de suicídio. “Durante o mês que reforça as discussões sobre o assunto, não basta só falar, temos que agir”, conclui a psicóloga. O atendimento em grupo, na visão da especialista, ajuda na compreensão de que as pessoas não estão sozinhas, que o sofrimento mental é real e precisa ser tratado.

As unidades, da Clínica Escola do IBMR, já registraram mais de 6.600 atendimentos em 2021 e pretendem superar esse número em 2022. “Oferecemos atendimentos gratuitos de qualidade e o respaldo desse serviço pode ser comprovado pelo número de pessoas atendidas a cada ano”, ressalta Vinícius Machado, diretor do IBMR.


Serviço:

Grupos de Apoio do Serviço de Psicologia Aplicada do IBMR

Inscrições até o dia 30 de setembro, pelos formulários abaixo:

Grupo Reflexivo de Apoio Psicológico (GRPsi): https://forms.gle/Pbvuk4GN55kkmccW9

Grupo de Apoio a Trabalhadores de Saúde (GATS): https://forms.gle/kB5EEPGajvfooJeX8

Para consultas presencias e especializadas em Psicologia, Fisioterapia e Nutrição, o agendamento é feito por telefone:

Campus Barra: (21) 3544-1187 | Av. das Américas, 2603

Campus Catete: (21) 3544-6741| Rua Correa Dutra, 132

Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui