Centro Universitário abre vagas para atendimento psicológico online

As consultas são gratuitas e oferecidas aos universitários e profissionais da saúde; as inscrições vão até o dia 30 de setembro

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Robinraj Premchand por Pixabay

Durante todo o Setembro Amarelo, mês que discute a prevenção a suicídios, a Clínica Escola do Centro Universitário IBMR, no Catete, Zona Sul, e na Barra, Zona Oeste, abrem vagas para atendimento psicológico em grupo para universitários e profissionais da saúde, com inscrições até 30 de setembro. O Grupo Reflexivo de Apoio Psicológico (GRPsi) e o Grupo de Apoio a Trabalhadores de Saúde (GATS) são iniciativas dos estagiários do curso de Psicologia e atuam, desde 2021, promovendo a saúde mental e a qualidade de vida.

Os encontros são on-line, gratuitos e semanais, com até 8 participantes cada, e duração de 1h30 por sessão. Pessoas não residentes no Rio de Janeiro podem, também, se inscrever, já que os encontros são virtuais.

A coordenadora do serviço e professora de Psicologia, Melissa de Oliveira Pereira, fala sobre a importância do apoio psicológico, principalmente no contexto pós-pandemia. “Temos visto o esgotamento mental como diagnóstico frequente entre alunos universitários. Não tratar não é mais opção”.

O apoio aos profissionais da saúde é o mais procurado. Desde o início das atividades, 12 grupos já foram criados. “O trabalhador da saúde é a categoria que tem sido mais prejudicada, desde o início da pandemia e, agora, com a possibilidade de retrocesso na questão do piso salarial”, explica a coordenadora. Esgotamento mental, depressão e burnout são fatores que contribuem para o aumento de casos de suicídio. “Durante o mês que reforça as discussões sobre o assunto, não basta só falar, temos que agir”, conclui a psicóloga. O atendimento em grupo, na visão da especialista, ajuda na compreensão de que as pessoas não estão sozinhas, que o sofrimento mental é real e precisa ser tratado.

Advertisement

As unidades, da Clínica Escola do IBMR, já registraram mais de 6.600 atendimentos em 2021 e pretendem superar esse número em 2022. “Oferecemos atendimentos gratuitos de qualidade e o respaldo desse serviço pode ser comprovado pelo número de pessoas atendidas a cada ano”, ressalta Vinícius Machado, diretor do IBMR.


Serviço:

Grupos de Apoio do Serviço de Psicologia Aplicada do IBMR

Inscrições até o dia 30 de setembro, pelos formulários abaixo:

Grupo Reflexivo de Apoio Psicológico (GRPsi): https://forms.gle/Pbvuk4GN55kkmccW9

Grupo de Apoio a Trabalhadores de Saúde (GATS): https://forms.gle/kB5EEPGajvfooJeX8

Para consultas presencias e especializadas em Psicologia, Fisioterapia e Nutrição, o agendamento é feito por telefone:

Campus Barra: (21) 3544-1187 | Av. das Américas, 2603

Campus Catete: (21) 3544-6741| Rua Correa Dutra, 132

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Centro Universitário abre vagas para atendimento psicológico online
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui