CER Leblon tem atendimento especializado para mulheres vítimas de violência

O protocolo, iniciado em janeiro de 2023, visa oferecer às vítimas um ambiente acolhedor e seguro, com atendimento especializado realizado por uma equipe multidisciplinar

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Reprodução

O Centro de Emergência Regional (CER) do Leblon está desenvolvendo um projeto piloto de assistência às mulheres e meninas vítimas de agressão. O protocolo, iniciado em janeiro de 2023, tem realizado, em média, três atendimentos por semana, e visa oferecer às vítimas um ambiente acolhedor e seguro, com atendimento especializado realizado por uma equipe multidisciplinar. Desde o início, já foram atendidas 27 mulheres e 14 meninas.

O objetivo do fluxo diferenciado é identificar precocemente essas vítimas. A mulher, ainda durante o cadastramento, pode sinalizar, através do gesto universal de socorro, para a equipe e ser direcionada para o atendimento especializado, que é realizado por uma equipe composta por psicólogo, assistente social, enfermeiro e médico. É fundamental a identificação precoce desses pacientes, desde a porta de entrada, em relação aos demais que procuram atendimento na unidade, para que não haja desistência e/ou exposição da vítima”, explica Berguer Guimarães, diretor do CER Leblon.

A adoção do novo fluxo de atendimento especializado tem como principal finalidade treinar os profissionais para que possam reconhecer de forma precoce situação de violência, e que, caso haja a presença do agressor, este seja afastado da vítima.

Uma vez identificada a suspeita, seja pelo administrativo ou pela equipe assistencial, a vítima é encaminhada para sala de acolhimento para receber um atendimento com foco na pessoa em situação e risco. A abordagem multiprofissional evita que a história seja repetida várias vezes e, consequentemente, reviva sensações e lembranças do evento. Além de permitir que cada profissional, dentro do seu campo de atuação, reconheça as necessidades da paciente e possa de imediato traçar a melhor conduta”, complementa o diretor.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp CER Leblon tem atendimento especializado para mulheres vítimas de violência
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui