Nesta sexta-feira (20/10), cerca de 100 pássaros foram resgatados durante uma ação conjunta entre a Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Civil em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. As aves das espécies Xanxão e Tiziu, aprisionadas em gaiolas e mais de 30 caixas de leite estavam preparadas para ser transportadas.
De acordo com os policiais, os pássaros estavam arredios e assustados, o que pode caracterizar que foram recém capturados. Alguns apresentavam machucados por conta da grande quantidade de animais no recinto e por haver vários machos em uma única gaiola.
Um homem que estava na casa foi conduzido à DPMA para prestar esclarecimentos. Ele foi liberado após assinar um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) se comprometendo a comparecer em juízo.
As aves foram levadas para perícia e encaminhadas ao Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas), do Ibama, com intuito de receberem atendimento e serem reabilitados para retornarem à natureza.
A ação aconteceu após informações obtidas por análises de inteligência da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA) e da PRF.