CET-Rio instalou mais de 300 novos radares em vias da cidade em 2022

Barra da Tijuca é a campeã do ranking com 101 novos equipamentos de fiscalização; em 2021, apenas 31 aparelhos foram inseridos no Rio

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Google Steet View/Av. Olof Plame

Para dirigir no Rio é preciso ser, ainda, mais cauteloso pois somente neste ano, entre janeiro e julho, foram instalados 367 aparelhos de fiscalização eletrônica, os famosos radares, em 199 pistas de 122 diferentes pontos do município.

Os dados são do Globo e foram obtidos pela Lei de Acesso à Informação (LAI).

Há casos em que uma mesma via é fiscalizado eletronicamente em diferentes pistas, onde um mesmo radar pode flagrar as infrações cometidas nos dois sentidos, como acontece na Avenida Salvador Allende, na altura da estação Olof Palme, no Recreio dos Bandeirantes.

Alguns pontos do Rio já batem recordes em número de equipamentos em operação na cidade. São 140 no Recreio dos Bandeiras, 258 na Barra da Tijuca, a campeã, e 121 no Centro e 108 em Copacabana, na Zona Sul do Rio.

Advertisement

Leia também

‘Guadalupe’, ‘Lobo Júnior’, ‘Fiocruz’ e mais: confira os nomes das 20 estações do BRT Transbrasil

Dengue: Ministério da Saúde envia 1º lote de vacinas enquanto RJ intensifica medidas de combate

Os aparelhos novos representam 20% do total de radares de fiscalização instalados em toda a cidade, 1.826, em 989 pontos. Ano passado, 2021, foram instalados 31 equipamentos; em 2020, a prefeitura botou em funcionamento 80. Somente neste ano, 2022, a Barra ganhou 101 (27% do total). Jacarepaguá aparece em segundo lugar, com 38, seguido por Taquara que tem 37, Campo Grande com 18 e Lagoa com 16 novos equipamentos.

A CET-Rio informou que 10% dos equipamentos instalados desde o início de 2021 são novos ou reposicionados próximos aos que já existiam. As mudanças se deram por razões técnicas. Os demais são substituições previstas em contrato. Ainda segundo o órgão, a maior quantidade de pontos instalados em bairros como Barra da Tijuca e Jacarepaguá se refere à fiscalização na área de abrangência dos corredores de BRT. Os demais se referem, principalmente, a lombadas eletrônicas e radares de velocidade e avanço de sinal.

Roberta Torres, especialista em violência no trânsito e integrante do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), considera, e disse ao Extra, que os radares são um importante equipamento para evitar que os motoristas ultrapassem a velocidade, mas ela não os vê como único instrumento capaz de ajudar a reduzir as infrações.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp CET-Rio instalou mais de 300 novos radares em vias da cidade em 2022

Advertisement

13 COMENTÁRIOS

  1. Enquanto isso temos ruas praticamente destruidas tanto na zn norte qto na zn sul, buracos ,crateras ,calombos de consertos feitos sem nenhuma fiscalização de qualidade, rachaduras, bueros afundados praticamente em toda cidade, pessimas sinalizações e os caras quwrendo arrecadar mais com multas.vergonha

  2. Esse Eduardo Paes é um corrupto que estava envolvido com o Sérgio Cabral e o Luladrão. Radares que funcionam e locais de alta periculosidade de madrugada isso é um absurdo. Bota a família dele pra andar e ser assaltado e morto. Outra coisa a guarda municipal não serve pra nada. Só pra multar
    m

  3. Como é que pode isso né…
    Investimento com segundas intenções, pq não investir em outras coisas, q são muito mais prioridade do q radar , eu acho desnecessário..
    …1…MOTORISTAS NAO IRAO AVANÇAR O SINAIS NA MADRUGADA. ( CASO FOREM INSTALADOS EM SINAIS ) ..MAIS ENGARRAFAMENTO, MAIS ASSALTO, MAIS ENGAVETAMENTO…
    Se for colocados em alta velocidade aí sim tranquilo…
    Mais poderia sim investir nas outras Áreas q temos mais prioridade…

  4. O trânsito do Rio está parecendo da Índia, uma zona, ninguém respeita nada, Uber param em qualquer lugar, não ligam seta e motos pela calçada, contra mão, sem placa, sem capacete, tem que encher mesmo de radar, só não pode multar a noite e madrugada, pq não existe policiamento nesse horário.

  5. As eleições vem aí. Rio de Janeiro entregue nas mãos dos bandidos e o que fazem. Vamos explorar o carioca é melhor e vamos ficar mais milionários e o que eles pensam são podres

  6. A Prefeitura no bairro da Cidade Nova, está cheia de cargos com ok ssionados e de pessoas que não trabalham. Muitas delas estão em outros Municipios como Teresópolis, Petrópolis e Friburgo. Isso o TCM não vê e nem sabe….???? Bando de hipócritas e interesseiros. A Alerj tbém nada faz…. Porque será….??? Fabrica de multas. Sai mais barato colocar mil radares, do que Contratar e formar guardas de trânsito… que também se corrompem fácil. É melhor não apoiar esses tipo de gente…canalha

  7. Desde que devidamente sinalizados de acordo com as normas do CTB e dos órgãos regulamentadores competentes, não vejo problema, o ruim são quando são instalados e não fazem a devida sinalização, sendo os condutores penalizados indevidamente.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui