Chafariz do Largo do Machado passa por reforma e será religado neste sábado

Reinauguração do chafariz, que não funcionava desde 2017, acontece neste sábado (16/01), às 9h

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Desde 2017, o chafariz não funcionava e o monumento estava sem manutenção - Divulgação / Prefeitura do Rio

O Chafariz do Largo do Machado, na Zona Sul carioca, será religado neste sábado (16/01), às 9h. A escultura de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, que faz parte do conjunto, também passou por limpeza e restauro. Segundo informou a prefeitura, o trabalho durou 15 dias e envolveu seis pessoas, especializadas em serviços em obra de arte e na manutenção de equipamentos hidráulicos e elétricos.

Desde 2017, o chafariz não funcionava e o monumento estava sem manutenção. No local, foi feita a limpeza da estátua e de todo o seu pedestal, bem como a remoção das brotações e de partes danificadas na base da escultura, além da recuperação do comando elétrico e da tubulação de jorro de água.

Escultura de Nossa Senhora da Imaculada Conceição

A escultura de Nossa Senhora da Imaculada Conceição é uma peça italiana, importante relíquia do Município do Rio de Janeiro. Executada pelo escultor genovês Giuseppe Navone, em 1907, a estátua foi feita em mármore de Carrara e doada à cidade por Dom Jaime Câmara, quarto arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro.  Foi inaugurada em 8 de dezembro de 1954, nas comemorações do centenário da promulgação do dogma da Imaculada Conceição da Virgem Maria. O chafariz no entorno da imagem foi implantado em janeiro de 1967, a fim de embelezar a praça.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Chafariz do Largo do Machado passa por reforma e será religado neste sábado
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui