Chafariz histórico no Catumbi sofre com abandono e deterioração

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

O Chafariz Paulo Fernandes, mais conhecido como Chafariz do Catumbi, atualmente, chama atenção pela sua degradação. Localizado na Rua Frei Caneca, em frente ao Batalhão de Polícia de Choque, foi erguido em 1809. A construção leva o nome do Intendente Geral de Polícia Paulo Fernandes Vianna e está desativado há anos, deixando de cumprir sua função de fornecer água potável. A denúncia foi feita através da página “Olhos de Ver o RJ”.

Quem passa pela área não pode deixar de notar o estado das paredes, que se encontram descascadas, cobertas de pichações e invadidas por vegetação. O chafariz é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) desde 1938.

img 6684 1 Chafariz histórico no Catumbi sofre com abandono e deterioração
Gravura de Eduard Hildebrandt retratando a fonte e o entorno em 1844

Construído com o objetivo de servir como bebedouro para cavalos, principalmente os da Polícia Militar, e para abastecer dez bicas do Campo de Santana por meio de encanamentos de madeira, o Chafariz Paulo Fernandes desempenhou um papel importante na história da cidade.

O chafariz foi construído na encosta do morro de Santa Teresa, na altura da Rua Paula Matos, e é próximo de outra construção que tem o mesmo objetivo, o Chafariz do Lagarto, que também encontra-se desativado.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Chafariz histórico no Catumbi sofre com abandono e deterioração
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Chafariz histórico no Catumbi sofre com abandono e deterioração
Advertisement

3 COMENTÁRIOS

  1. O abandono das nossas belezas históricas é algo impressionante!

    O mais contraditório e que mostra a nossa falta de amor próprio como cidadãos e como povo brasileiro e ir ao Exterior para apreciar o que os povos de outros países restauram e mantêm bem conservados como fonte de Turismo e de preservação histórica.

    Dói porque dinheiro há! Dinheiro há!

    Acho que sofremos da perniciosa síndrome de cachorro vira latas: não termos conhecimento de nós mesmos e da nossa História e nos acharmos inferiores aos que falam outras línguas ou tem outra cor de pele…..

    Até quando, gente?

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui