Por André Delacerda
Príncipe Charles está no Rio, vem cumprir uma frenética agenda de visitas na Cidade Maravilhosa nesta quinta-feira. Visitas que incluem ida a Favela da Maré, discurso no Palácio Itamaraty onde falará de meio ambiente, ida ao Jardim Botânico e encontro com empresários e comunidade britânica residente no Rio.
É uma visita com a nova esposa a Duquesa da Cornuália Camila Parker, que assumiu o lugar da falecida Princesa Daiana, que viveu alguns anos com o príncipe herdeiro do trono inglês antes da separação.
A duquesa Camila, no Rio deve visitar o Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), para saber mais sobre a osteoporose.
Quando me vem a mente o nome do Príncipe Charles uma cena me vem a mente, eu era criança, mas lembro-me da inesquecível passista da Beija Flor, a mulata Piná tentando ensinar o Príncipe Charles a dançar
Por falar em Lady Daiana, a eterna princesa do povo, como chamava o ex primeiro ministro Tony Blair, quando aqui esteve da última da visita, esta causou muita admiração dos cariocas por sua simplicidade e timidez.
Voltando a agenda de Charles no Rio, um dos pontos fortes dessa visita deve ser o discurso “Menos de 100 meses para agir”, no qual o príncipe conclamará a sociedade e os empresários a agirem para combater os efeitos das mudanças climáticas. Creio que o Rio seja o lugar ideal para o discurso assim, pois já foi palco da Eco 92, foi a primeira cidade do mundo a ter uma floresta replantada ainda no século XIX, por D. Pedro II, e tem no seu intimo uma forte ligação com a natureza.