A renomada chef Flávia Quaresma será a mestre de cerimônias no evento de lançamento do Festival Gastronomia do Mar, que ocorrerá na próxima quarta-feira, 11 de setembro, às 9h, no auditório da Fecomércio (Rua Marquês de Abrantes, 99, Flamengo). Além de conduzir o lançamento, Flávia também atuará como uma das curadoras do festival, que tem como objetivo fortalecer a cadeia produtiva do pescado e promover a gastronomia do mar em restaurantes do Rio de Janeiro e Niterói.
O festival, que será realizado entre novembro e dezembro, contará com a participação de alguns dos principais restaurantes das duas cidades, oferecendo pratos especiais com frutos do mar. O evento também incluirá uma série de atividades ao ar livre, como eventos de rua e participação do público em experiências gastronômicas.
Patrocinado pela Naturgy e pelo Governo do Estado do Rio de Janeiro, através da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, o projeto tem apoio institucional da Secretaria de Estado de Energia e Economia do Mar, Fecomércio-RJ, Sesc, e parceria educacional do Senac. O festival também conta com a colaboração do SindiRio, Abrasel e das prefeituras de Niterói e do Rio de Janeiro.
Abertura na Praça Mauá
A abertura oficial do festival acontecerá no sábado, 23 de novembro, com o Boulevard do Mar, na Praça Mauá, em frente à Baía de Guanabara. O evento ao ar livre contará com estandes de iguarias do mar, bebidas, decoração temática, artesanato e oficinas infantis. Um dos destaques será o Palco Gourmet, onde chefs renomados realizarão aulas de culinária de pescado para o público. Haverá também um Palco Musical com apresentações de artistas.
Nos dois sábados seguintes, o festival seguirá para Niterói, onde será realizado no Polo Gastronômico do Jardim Icaraí (30 de novembro) e no Mercado São Pedro (7 de dezembro), mantendo o mesmo formato de Palco Gourmet, apresentações musicais e recreação infantil.
No Jardim Icaraí, restaurantes e bares participantes também realizarão o “Chef na Calçada”, com mesas montadas na rua oferecendo pratos à base de pescado a preços acessíveis.
Aulas com chefs e interação com o público
Durante o festival, a chef Flávia Quaresma e outros chefs renomados darão aulas em cozinhas cenográficas, com o apoio de estudantes de gastronomia do Senac-RJ. “O público adora interagir com os chefs e aprender novas receitas, o que torna o evento muito especial, além de promover a culinária de pescado, que é uma alimentação saudável”, destacou Cezar Marques, um dos organizadores do festival.