Chegada da Primavera gera expectativa no aumento nas vendas de flores no Rio

Secretaria Estadual de Agricultura espera um crescimento de 35%; RJ é um dos principais produtores de flores do país e chega a ocupar a segunda posição no ranking em relação aos outros estados

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Foto: Secretaria de Agricultura

Nesta quinta-feira, (22/09), é o início da estação mais florida e colorida do ano. A primavera traz renovação e muitas transformações ao nosso redor. A estação das flores traz uma expectativa no mercado com a volta dos eventos e festas. A Secretaria Estadual de Agricultura espera um aumento de 35% nas vendas e consumo das plantas, o que ajudará a recuperar o ano difícil que o setor atravessa em função da pandemia.

O Estado do Rio é um dos principais produtores de flores do país e chega a ocupar a segunda posição no ranking em relação aos outros estados. Com uma produção diversa, abrange vários segmentos da atividade como: flores de corte, folhagens, planta forração, plantas de paisagismo, plantas de jardim e grama.

whatsapp image 2020 09 22 at 10.58.50 1 Chegada da Primavera gera expectativa no aumento nas vendas de flores no Rio
Foto: Moskow/GovRJ

Neste momento, o cenário está bem positivo para floricultura fluminense que tem voltado a sua normalidade tanto na estrutura de cultivo como nos novos cultivares, aumentando a diversificação da produção. A área de plantio de flores é de cerca de 1523 hectares cultivados com destaque para as Regiões Serrana, Metropolitana e Sul. A Região Serrana é o lugar onde se concentram as maiores produções de flores no estado por seus aspectos climáticos, geográficos e por questões de altitude possui a região adequada ao desenvolvimento da cultura. Nova Friburgo é o maior produtor de flores e o município de Bom Jardim se destaca no cultivo de rosas.

O Rio de Janeiro conta com cerca de 880 produtores, tem o faturamento de 460 milhões/ano. Os produtores estão comercializando não somente para o estado do Rio como também para os estados do Espírito Santo e Minas Gerais.

Advertisement

O Produtor Eduardo Lage que atua no ramo da floricultura há mais de 20 anos está bem otimista em relação a chegada da primavera.

“A expectativa de vendas nesta época é muito boa. Minha produção é bastante diversificada (crisântemo, gérbera, alstroemérias, tango, cravinha, entre outras) e gera bastante procura por parte dos compradores. Graças a Secretaria de Agricultura através da linha de crédito florescer, pude investir na construção de estufas e na compra de insumos para incrementar minha produção e poder alavancar minhas vendas”, ressalta Lage.

WhatsApp Image 2022 09 22 at 10.40.34 Chegada da Primavera gera expectativa no aumento nas vendas de flores no Rio
Foto: Secretaria de Agricultura

A Secretaria de Agricultura atua fortemente ao lado do homem do campo, oferece incentivos por meio de programas da pasta. Com o Florescer os produtores têm acesso a uma linha de crédito especifica para investir e alavancar sua produção.

“Nossos produtores estão investindo cada vez mais na produção, apostando em novas variedades e nas estruturas de produção em função da reabertura dos eventos como casamentos, aniversários entre outros. Os preços estão de acordo com a oferta e nós do programa florescer estamos sendo cada vez mais procurados por produtores para novos investimentos, atingindo um montante de mais de R$1.600.000,00 pós-pandemia”, explica Nazaré Dias, gerente setorial do Agrofundo Florescer.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Chegada da Primavera gera expectativa no aumento nas vendas de flores no Rio
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui