Chicão Bulhões: É preciso surgir novas lideranças, segundo chatGPT

Chicão Bulhões fala sobre desafios econômico-sociais e políticos do Brasil nas últimas décadas

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Imagem apenas ilustrativa - Vista aérea do bairro da Barra da Tijuca • Foto: Rafa Pereira, Diário do Rio

O Brasil tem enfrentado uma série de desafios econômico-sociais e políticos nas últimas décadas. A crise econômica, o aumento da desigualdade social, a corrupção e a polarização política são alguns dos problemas que têm afetado a população brasileira. Para enfrentar esses desafios, é necessário o surgimento de novas lideranças capazes de propor soluções inovadoras e efetivas.

Uma das principais necessidades de novas lideranças está no campo da economia. O Brasil tem enfrentado um período prolongado de baixo crescimento econômico, com altas taxas de desemprego e uma dívida pública crescente. É necessário um novo modelo de desenvolvimento que possa impulsionar a economia e criar novas oportunidades de emprego. Além disso, é preciso repensar a forma como o país lida com a distribuição de renda, a fim de reduzir a desigualdade social e melhorar a qualidade de vida da população mais vulnerável.

A polarização política é outro desafio que tem afetado o Brasil nos últimos anos. A falta de diálogo e de consenso entre as diferentes forças políticas tem dificultado a tomada de decisões importantes para o país. É necessário que novas lideranças sejam capazes de promover o diálogo e o entendimento entre as diferentes correntes políticas, a fim de encontrar soluções para os problemas nacionais.

Poderia ter sido eu a escrever os três primeiros parágrafos deste artigo, mas foi elaborado pelo chatGPT, uma ferramenta criada pela startup OpenAI, de pesquisa de aprendizado de máquina, fundada por Elon Musk. O algoritmo é capaz de analisar milhões de dados que incluem matérias jornalísticas, postagens em redes sociais, artigos e todo o tipo de informação disponível na internet. O chatbot chamou a atenção do mercado, e de todos nós que somos diariamente impactados pelos avanços da tecnologia, por fornecer de maneira ágil respostas mais complexas que demais chatbots do mercado ao produzir conteúdos similares aos que analisa, como artigos acadêmicos, poesias, propostas de mensagens de e-mail, dentre outros formatos.

Advertisement

Ao acessar a tecnologia, o usuário faz a pergunta e o chatGPT responde, simples. Para a elaboração deste artigo, provocamos a ferramenta com a seguinte reflexão: “escreva um artigo com exemplos sobre a necessidade de novas lideranças que façam frente aos desafios econômico-sociais e políticos atuais no Brasil”. O ponto contra da ferramenta é que para qualquer uso da inteligência artificial é preciso aprendizado, ou seja, o resultado nem sempre é esperado ou correto, e é necessário fazer uma curadoria do que foi elaborado.

A despeito dos prós e contras, o que o chatGPT nos ensina é que o mundo dispara em direção às ferramentas disruptivas que continuarão transformando de forma inevitável a maneira como lidamos com o mundo e uns com outros. Acreditamos, assim como a tecnologia nos respondeu, que é fundamental encontrar soluções inovadoras para os problemas atuais e que as novas lideranças têm o papel de trazer esse frescor para a gestão pública.

Nesse caminho, aqui no Rio temos avançado em iniciativas que envolvem inovação, economia verde, criptomoedas, capacitação de jovens em tecnologia, parceria com universidades e centros de pesquisa, e em maio realizaremos o Rio Web Summit.

Questionado por nós sobre o impacto econômico da tecnologia, o chatGPT respondeu que “a tecnologia pode ser uma solução importante para a economia, ajudando a aumentar a produtividade, a inovação, a redução de custos, a melhoria da qualidade, a expansão do mercado e a criação de empregos”.

Ainda para o chatGPT, “o surgimento de novas lideranças é fundamental para que o Brasil possa enfrentar os desafios econômico-sociais e políticos atuais. Essas lideranças precisam ser capazes de propor soluções inovadoras e efetivas para os problemas nacionais, e devem estar comprometidas com a defesa da democracia e dos valores fundamentais da sociedade”. Nessa parte, estamos de acordo!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Chicão Bulhões: É preciso surgir novas lideranças, segundo chatGPT
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui