Chicão Bulhões: Serviços impulsionam economia do Rio

Chicão Bulhões fala sobre a economia carioca, assim como a brasileira, ser muito impactada pelos serviços

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Vista aérea do bairro do Flamengo e do Centro do Rio- Foto: Rafa Pereira/Diário do Rio

O Brasil tem uma economia muito concentrada no setor de serviços, com aproximadamente 70% do PIB nesse segmento. Quase 80% (78,4%) dos novos empregos formais gerados no país, em 2023, foram do setor de serviços, que inclui o comércio, segundo dados do CAGED – Ministério do Trabalho e Emprego. Já de acordo com o IBGE, o PIB brasileiro cresceu 2,9% no ano passado, muito impactado pelo forte crescimento da agropecuária, de 15,1%. O PIB de serviços do Brasil cresceu 2,4%.

A economia carioca, assim como a brasileira, também é muito impactada pelos serviços. O peso desse segmento na economia do Rio é maior ainda do que a brasileira, de mais de 80%. E 81,4% dos novos empregos formais gerados no Rio, no ano passado, foram desse segmento.

A Prefeitura do Rio, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Econômico (SMDUE), elaborou o Indicador de Atividades de Serviços do Rio (IAS-Rio), com base na arrecadação de impostos municipais sobre serviços (ISS) e em dados do IBGE, para acompanhar mensalmente o principal segmento da economia carioca. Em 2023, esse indicador cresceu 2,7%, ficando acima do resultado do Brasil – 2,4%, considerando o PIB de serviços, e 2,3%, pelo resultado da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), também divulgada pelo IBGE. A PMS-RJ, para o Estado do Rio de Janeiro, apresentou um crescimento de 3,3%. Como mais de 40% da economia fluminense vêm da capital, pode-se inferir que esse desempenho positivo do setor de serviços para o estado fluminense deve-se, em grande parte, à cidade do Rio. Praticamente metade dos novos empregos formais do setor de serviços gerados no Estado do RJ, em 2023, foram criados na capital.

A economia carioca, em especial no setor de serviços, motor da nossa economia, está crescendo em linha e até um pouco mais do que o Brasil. Isso é reflexo também de diversas ações e projetos da Prefeitura do Rio que, desde 2021, novamente sob a liderança do Prefeito Eduardo Paes, vem conduzindo a cidade para dar certo novamente. Temos como meta nos tornar a capital da inovação da América Latina. Porto Maravalley, Sandbox Rio, Programadores Cariocas, Web Summit Rio e ISS Tech, são exemplos de inciativas da administração pública municipal que vão nos levar para esse caminho.

Advertisement

Vale frisar que os resultados já estão acontecendo, e são notáveis: a taxa de desemprego voltou a ser de um dígito, algo que não acontecia desde 2016; mais de 350 mil cariocas deixaram a situação de vulnerabilidade do mercado de trabalho, nos últimos três anos; e quase 260 mil pessoas conseguiram um trabalho formal desde 2021. Além disso, atingimos em 2023 o pico da série histórica de pessoas ocupadas, com 3,3 milhões de cariocas trabalhando, com renda para sustentar suas famílias. 

Os desafios ainda são grandes, mas estamos no caminho certo. E é isso que os números econômicos nos mostram, com o Rio – nossa Cidade Maravilhosa, capital do G20 – voltando a ser o palco do mundo, com a economia fortalecida e gerando emprego e renda para os cariocas!

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Chicão Bulhões: Serviços impulsionam economia do Rio
Advertisement

1 COMENTÁRIO

  1. Esse Secretário e este jornal que acha que o Rio é só Zona Sul, Barra e Centro, dever de informar sobre o Polo Industrial da Fazenda Botafogo e outros da cidade onde muitos galpoes se encontram fechados há anos sem que este Prefeito de 3 mandatos tenha feito algo.

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui