Chico Alencar: Hoje é o dia mundial da água

Hoje se comemora o Dia Mundial da Água, instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU), em 1992

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp

Água é vida, e não desastre e morte, como se está prevendo, coincidentemente, para hoje, em algumas regiões do Brasil, devido ao excesso de chuvas.

Mesmo com grandes precipitações pluviométricas, há muita escassez desse bem finito no planeta. No Brasil, por exemplo, 40% da água tratada é desperdiçada. . Um percentual elevadíssimo!

O jornalista ambiental Emanuel Alencar aponta cinco medidas sustentáveis para uma gestão adequada dos recursos hídricos:
1- Uso da água gerada pelo esgoto, pós-tratamento, para combate a incêndios, sistemas de ar-condicionado e lavagem de veículos e vias.
2 – Reaproveitamento das águas cinzas (aquelas provenientes do chuveiro ou da máquina de lavar roupas) na limpeza de terraços ou outras áreas externas do prédio. Reuso de água é consumo consciente.
3 – A educação ambiental é chave para mudanças de hábitos. Na escola, deve-se ensinar que água é renovável, mas finita!
4- Água da chuva (essa que tanto tememos) é preciosa e pode ser reaproveitada, por meio da construção de estruturas para captação dela em escolas, hospitais, universidades e empresas. E também em residências.
5 – Plantar muitas árvores é medida para garantir mais água para a população. Com R$ 18 milhões por ano, por exemplo, em duas décadas seria possível sanear toda a bacia do Guandu, onde está o principal manancial do Grande Rio. Reflorestamento ajuda a conter encostas e evita deslizamentos, que tanto nos apavoram, como nesse fim de semana.

Evidentemente, a culpa não é da água que cai. Mas, sim, do modo como temos cuidado (mal) da Terra para recebê-la.

Advertisement
Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Chico Alencar: Hoje é o dia mundial da água
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui