Chico Buarque 80 Anos: Espetáculo Comemora Aniversário no Theatro Municipal

No palco, 46 meninas que integram a Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga vão executar alguns dos maiores clássicos do artista

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga

O aniversário de 80 anos de Chico Buarque, um dos maiores compositores da MPB, está chegando. Mas a festa começa no Theatro Municipal do Rio de Janeiro 16 dias antes, com a apresentação do espetáculo “Chiquinha toca Chico”, da cantora Mônica Salmaso e regência de Priscila Bomfim – marcando a estreia do musical no dia 3/6, segunda-feira, às 19h. No palco, 46 meninas que integram a Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga vão executar alguns dos maiores clássicos do artista, como “Construção”, “O meu guri”, “Roda viva”, “O que será que será”, “Anos Dourados”, entre outros. Os ingressos são a preços populares (R$ 20 e R$ 10, meia entrada).

  • “Propomos um espetáculo dedicado à vida e à obra de um dos mais proeminentes artistas da cultura brasileira: Chico Buarque. Mônica Salmaso é um grande destaque desta apresentação. Mergulharemos nos principais álbuns que marcaram sua carreira, explorando suas letras e melodias envolventes que ecoam há décadas. Para dar vida a essa narrativa, contaremos com a interpretação do ator Angelo Mayerhofer, personificando o próprio Chico”, destaca a pianista Moana Martins, diretora da orquestra.

As meninas da Orquestra Chiquinha Gonzaga tocarão instrumentos como violino, viola, violoncelo, contrabaixo acústico, flauta transversal, clarineta, trompete, trombone, trompa, oboé, fagote e percussão. Após essa apresentação de estreia no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, dia 3/6, o espetáculo será encenado no Teatro Santander, em São Paulo, no dia 10/6. Esta montagem no Rio tem o patrocínio de Santander, Zurich Santander e Petrogal Brasil, Joint Venture Galp/Sinopec, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura e apoio da Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro e Fundação Theatro Municipal.

A OSJCG é formada exclusivamente por meninas – alunas da rede pública de ensino do Rio de Janeiro. Sob a batuta da regente Priscila Bomfim, o grupo, com 45 integrantes, estreou 2021 em um concerto que teve participação da cantora Elba Ramalho. De lá pra cá, as integrantes já passaram por palcos como Teatro Imperator, Theatro Municipal do Rio de Janeiro, Casa França-Brasil, entre outros locais do Brasil e Europa, e já dividiram o palco com grandes artistas, como Toni Garrido, Paula Lima, Carla Caramujo, Angelica de la Riva, Maria Gadú e Mel Lisboa. Em 2022, a Orquestra realizou a primeira turnê internacional, passando por Portugal e Espanha. E em 2023, se apresentou na Suíça, com o concerto Aquarela Brasileira, levando nossa música para cidades como Zurich, Biel, Solothurn, Basileia e Genebra.

REPERTÓRIO
Piruetas – Grande abertura (arranjo Vinicius Louzada)

Advertisement

História de uma gata – (arranjo Vinicius Louzada)

Construção (arranjo Mateus Araújo)

O meu guri (arranjo Mateus Araújo)

Roda viva (arranjo Mateus Araújo)

João e Maria (arranjo Vinicius Louzada)

O que será que será (arranjo Vinicius Louzada)

Feijoada completa –

Beatriz (arranjo Vinicius Louzada)

A Banda – Instrumental (Jamberê) (arranjo Vinicius Louzada)

Participação da Monica Salmaso (arranjos Nelson Ayres)

Ciranda da Bailarina

Anos Dourados

O Circo Místico

A história de Lily Braun

SERVIÇO
Musical “Chiquinha toca Chico – 80 anos do mestre Chico Buarque”
DIAS
3/6/2024, às 19h – Theatro Municipal do Rio de Janeiro – Praça Floriano, S/N – Centro, Rio de Janeiro
(21) 2332-9005
Classificação livre


10/6/2024, às 20h – Teatro Santander, em São Paulo
Com a Orquestra Sinfônica Juvenil Chiquinha Gonzaga
Regente: Priscila Bomfim

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Chico Buarque 80 Anos: Espetáculo Comemora Aniversário no Theatro Municipal
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Chico Buarque 80 Anos: Espetáculo Comemora Aniversário no Theatro Municipal
Renata Granchi
Renata Granchi é jornalista e publicitária com mestrado em psicologia. Passou pela TV Manchete, TV Globo, Record TV, TV Escola e Jornal do Brasil. Escreveu dois livros didáticos e atualmente é diretora do Diário do Rio. Em paralelo, presta consultoria em comunicação e marketing para empresas do trade.
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui