Chiquinha Gonzaga será homenageada pela Orquestra Petrobras Sinfônica, no MAM, neste sábado

Com entrada gratuita, o evento marca o retorno da série Prata da Casa, na qual os músicos interpretam peças musicais diferentes, a cada nova edição

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
Museu de Artes Modernas do Rio de Janeiro | Foto: Rafa Pereira - Diário do Rio

O Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro recebe, nesse sábado (25), às 11h, o Grupo de Câmara da Orquestra Petrobras Sinfônica para a apresentação do concerto “Chiquinha, uma alma livre – Tributo a Chiquinha Gonzaga.” Com entrada gratuita, o evento marca o retorno da série Prata da Casa, na qual os músicos interpretam peças musicais diferentes, a cada nova edição. A Orquestra Petrobras Sinfônica e o MAM contam com patrocínio da Petrobras, por meio do Programa Petrobras Cultural.

O espetáculo terá a regência do maestro Eliézer Rodrigues, e apresentará 12 composições de Chiquinha Gonzaga. Entre elas estão: “Abre alas”, primeira marchinha de Carnaval brasileira; o tango “O corta-jaca”; o chorinho “Atraente”; o maxixe “Forrobodó” composta, em 1912, para o espetáculo teatral homônimo e ainda hoje encenado; entre outras obras.

Dona de uma obra com mais de 2 mil canções em vários estilos, Chiquinha Gonzaga foi uma mulher à frente de seu tempo, sendo uma das maiores influências da música popular brasileira, como compositora, pianista e maestrina.

De acordo com o maestro Eliézer Rodrigues, Chiquinha foi uma mulher com uma visão de vida fora do comum, o que repercutiu em sua intimidade e em sua obra.

Advertisement

“Filha de um militar e neta de uma escrava alforriada, foi a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil, num tempo em que elas não tinham voz e não podiam, sequer, tocar um instrumento. Chiquinha Gonzaga teve, à época, enorme importância no cenário musical e social brasileiro. No presente momento, segue sendo atual para o entendimento de nossos arcabouços cultural e social. Não poderíamos escolher outra compositora a homenagear na abertura da série Prata da Casa, especialmente no mês da mulher”, contou o maestro.

Informações são do JB online.

Advertisement
Receba notícias no WhatsApp
entrar grupo whatsapp Chiquinha Gonzaga será homenageada pela Orquestra Petrobras Sinfônica, no MAM, neste sábado
Advertisement
lapa dos mercadores 2024 Chiquinha Gonzaga será homenageada pela Orquestra Petrobras Sinfônica, no MAM, neste sábado
Advertisement

Comente

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui