Os ventos fortes e as chuvas que atingem o Rio de Janeiro nesta quinta-feira (09/01) provocaram o desabamento parcial da marquise de um supermercado no Gardênia Azul, na Zona Oeste da cidade.
De acordo com as informações, não houve registro de feridos. A Rede Supermarket, responsável pelo estabelecimento, informou que tomou as providências necessárias para os reparos e retomou o atendimento ao público ainda na tarde desta quinta-feira.
O Centro Estadual de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden-RJ) classificou o risco como moderado a alto para alagamentos e transbordamentos de rios e córregos urbanos. Também há alerta para deslizamentos. A previsão, no entanto, indica redução das chuvas a partir desta sexta-feira (10/01).
O mau tempo é atribuído à atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul, que, somada aos ventos marítimos, mantém a atmosfera mais úmida. A nebulosidade mais elevada dificulta o aquecimento, e por isso as temperaturas não sobem tanto, com máxima prevista de 28°C nesta quinta na capital.
A partir desta sexta-feira (10), o sol deve aparecer entre nuvens, com possibilidade de chuva isolada e passageira à tarde ou noite, sem provocar volumes elevados. A máxima prevista para a capital é de 29°C.